14 MAI 2020
Socorristas fazem parto dentro de ambulância do Samu em Marília
Equipe foi chamada para atender paciente no Conjunto Paulo Lúcio Nogueira (CDHU), na zona sul da cidade

Uma jovem de 14 anos deu à luz dentro de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Marília na madrugada desta quinta-feira, dia 14.
Segundo a supervisora de Enfermagem do Samu, Cristina Ramos da Silva, às 5h30 o Samu recebeu um chamado para atender uma paciente, grávida de oito meses, no Conjunto Paulo Lúcio Nogueira (CDHU), zona sul da cidade. Ao chegar ao local, a equipe de Suporte Básico constatou que a criança já estava para nascer.
“Quando eles chegaram lá verificaram que a criança já estava coroando (pronta para nascer). Eles rapidamente acionaram a Unidade de Suporte Avançada (UTI Móvel), mas como a criança já estava nascendo, efetuaram o parto ali mesmo na Unidade de Suporte Básico. A criança, do sexo masculino, nasceu sem nenhuma intercorrência, corado e saudável.”
Com a chegada rápida da USA (Unidade de Suporte Avançado) foi confirmado que a mãe e a criança estavam estáveis, sendo levadas ao PS (Pronto Socorro) do Hospital Materno Infantil, onde a mãe e a criança receberam os tratamentos posteriores ao parto e estão bem.
A equipe de Unidade Básica, que fez o parto, estava composta pelo condutor Moacir Pereira Bicalho e pelo técnico de enfermagem Marcos de Oliveira que fez o parto.
Na equipe da USA estavam o médico Dr. João Victor Tiveron e a enfermeira Kelly Donadai, além do condutor Edson Souto da Silveira.
Ao ser informado sobre o fato, o prefeito Daniel Alonso parabenizou a todos que participaram do atendimento. “Realmente é gratificante ver que nossas equipes de saúde, como o Samu por exemplo, têm feito um grande trabalho em prol da população de nossa cidade. Parabéns a todos, dos condutores ao médico, que participaram deste atendimento que trouxe à vida, mais um mariliense e cuidou para que tudo corresse bem para a mãe e o recém nascido”, disse o chefe do Executivo.