22 MAI 2020
CORONAVÍRUS
Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 delibera e aprova plano de retorno das atividades em Marília
Encontro apresentou também os números de leitos clínicos e de UTI disponíveis para atendimento de pacientes com Covid-19

Durante a 10ª Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 (Novo Coronavírus), realizada na manhã desta sexta-feira, dia 22, o prefeito Daniel Alonso apresentou o Plano para o retorno das atividades econômicas que foi discutido com a Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília e os Sindicatos do Comércio Varejista e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Marília e Região.

Pelo Plano apresentado ao Comitê, as atividades retornam no dia 1º de junho com a abertura do comércio em geral em dois turnos.

O Plano apresentado também traz as medidas de controle e segurança a serem adotadas por todos os estabelecimentos para que possam retomar suas atividades. (ver abaixo os turnos e as medidas de segurança).

“O Plano Marília de retomada das atividades econômicas foi pensado de forma a proteger a vida de todos os cidadãos marilienses. Retomar as atividades econômicas se faz necessário, contudo de forma responsável com seriedade e com toda a segurança possível. Para que isso aconteça os empresários, seus funcionários e a população tem que seguir à risca as normas de seguranças constante do Plano”, disse o prefeito Daniel Alonso.

O chefe do Executivo lembrou que sempre foi favorável à retomada gradual das atividades de forma imediata, porém decisões judiciais impedem que seja feita antes do dia 1º de junho. Nosso departamento jurídico tentou de todas as formas, mas a justiça não autorizou”.

OUTROS ITENS
Na reunião, os dirigentes da saúde de Marília e região apresentaram números sobre a ocupação de leitos nos três hospitais que atendem pacientes da Covid-19 - Santa Casa, ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário) e Hospital das Clinicas e outros hospitais da Região.

De acordo com o secretário municipal da saúde de Marília, dos 104 leitos clínicos destinados ao tratamentos para pacientes com Covid-19 sete estão ocupados e, dos 42 leitos de UTI, quatro estão ocupados.

"Este é o protagonismo da cidade de Marilia, através do prefeito Daniel Alonso, que desde o inicio dos casos suspeitos na cidade, tomou medidas fundamentais para o combate ao vírus. Uma destas medidas foi justamente a constituição deste comitê e a decretação do isolamento social uma semana antes dela ser decretada para todo o estado”.

A Diretora da Delegacia Regional de Saúde de Marília, Célia Maria Marafiotti Netto, apresentou os números dos 62 municípios que fazem parte da DRS. De acordo com a dirigente, há 311 casos confirmados, 20 óbitos, 24% de ocupação dos leitos clínicos e 16% de leitos de UTI.

No encontro também ficou decidida a inclusão de médicos da atenção básica no comitê médico de protocolos, formado por médicos da Santa Casa, ABHU e HC-Famema, médicos da Rede de saúde pública de Marília, que terá nova reunião para aprimoramento e votação dos protocolos que serão definidos para o atendimento da Covid-19 em Marília. Também foram tiradas dúvidas sobre a pesquisa que está realizada em Marília pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (RS).