26 MAI 2020
Prefeitura adere ao Programa do Ministério da Saúde “O Brasil Conta Comigo”
Com essa adesão, Marília contará com enfermeiros e médicos formandos no final deste ano

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que desde o dia 14 de maio de 2020 fez a adesão ao programa “O Brasil Conta Comigo”, criado pelo Ministério da Saúde (Edital Nº 4, de 31 de março de 2020), para que estudantes dos últimos anos de graduação de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia, devidamente matriculados em Instituições de ensino superior, possam apoiar as ações de enfrentamento do Covid-19 no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma integrada com as atividades de graduação na área da saúde.

Foram selecionados como cenário de atuação a UPA (Unidade de Pronto Atendimento na Zona Norte), o PA Sul (Pronto Atendimento da Zona Sul) e as Unidades de Saúde da Família (USFs) Jardim Maracá, Argolo Ferrão, Toffoli e Jóquei Clube. Os estudantes serão supervisionados pelos profissionais de saúde de cada serviço.

Segundo o Núcleo de Educação Permanente e de Integração Ensino Serviço da Secretaria Municipal da Saúde (Nepem/IES), com a adesão Marília já conta com seis enfermeiros e quatro médicos formandos no final deste ano. Esses dez estudantes receberão bolsas e serão certificados pelo Ministério da Saúde.

A oportunidade de adesão ao programa foi aberta aos estudantes e instituições formadoras de todo o país. Para o município de Marília foram selecionados estudantes da Faculdade Estácio de Ribeirão Preto e da Universidade de Marília (Unimar).

“Outros estudantes poderão chegar durante a vigência do programa para fortalecer a Rede de Saúde no combate à pandemia”, informou a coordenadora de Serviços Administrativos da Secretaria Municipal da Saúde, Edinalva Neves Nascimento.

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM