27 MAI 2020
CORONAVÍRUS
PLANO SÃO PAULO: Prefeito Daniel Alonso discorda, apresenta números e pede reclassificação de Marília e região para a Fase 3
Chefe do Executivo já pediu revisão à equipe técnica do governo do Estado e aguarda resposta

O prefeito Daniel Alonso apresentou na 11ª Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 (Novo Coronavírus), realizada na tarde desta quarta-feira, dia 27, os números das regiões de Bauru, Araraquara, Presidente Prudente e também de Marília, discordando da classificação da região na Fase 2 do Plano São Paulo, divulgados no início da tarde pelo Governo do Estado.
Os números apresentados pelo Chefe do Executivo tiveram como base o próprio Seade, órgão do governo estadual, e mostram a região de Marília em situação mais confortável do que as outras três, que foram classificadas na Fase 3.
Desta forma, o prefeito Daniel Alonso já solicitou à equipe do Governo do Estado uma revisão nessa classificação de Marília que, segundo ele, no mínimo teria que estar na Fase 3 ou talvez até na Fase 4 do Plano.
“Tenho convicção que foi um erro de dados na hora de fazer a classificação, pois a região de Marília tem números melhores do que as outras três regiões mais próximas a nossa, em todos os critérios, como casos confirmados, óbitos, taxas de isolamento, casos a cada 100 mi habitantes e ocupação de leitos hospitalares. Já pedimos essa revisão e tenho certeza que Marília irá no mínimo para a Fase 3, mas poderia até chegar à Fase 4”, afirmou o chefe do Executivo.
Enquanto aguarda a resposta dessa revisão pedida, Daniel Alonso tranquilizou os setores mais afetados, que seriam bares, restaurantes e similares, além de salões de beleza que, na Fase 2, permaneceriam fechados; enquanto que na Fase 3 poderiam abrir com restrições.
“Estes setores podem ficar tranquilos. Vamos aguardar essa resposta do governo estadual e tenho certeza que será positiva. Eles podem se organizar para voltarem a funcionar já a partir de segunda-feira, dia 1º de junho. São setores que precisam voltar e temos consciência disso. A partir de segunda voltarão, assim como atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shopping Center, que já integram a Fase 2”, disse o prefeito.
Daniel afirmou também que aguarda a publicação do decreto estadual nesta quinta-feira e acredita que na sexta já publica o decreto municipal, definindo todos os detalhes da retomada gradual das atividades comerciais.
“Acredito que o decreto do governo do Estado sai amanhã (quinta-feira) e na sexta já publicaremos o nosso decreto, definindo os detalhes dessa retomada, que será feita com todos os protocolos de segurança dos órgãos de saúde. Agradeço também à Câmara Municipal pelo apoio e a todos os integrantes do nosso Comitê, que tomam todas as deliberações e é formado por representantes de todos os setores, todos com a mais absoluta competência em suas respectivas áreas”, disse o prefeito de Marília.
A íntegra do Plano São Paulo, divulgada nesta quarta-feira, pode ser conferida no site https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/planosp .

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM