29 MAI 2020
SAÚDE
Prefeitura alerta população que o inverno também requer cuidados contra a dengue
As visitas dos agentes de endemias e a nebulização continuarão acontecendo

A Prefeitura de Marilia, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que, mesmo com o frio, a população não deve se descuidar no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Além da dengue, o mosquito pode provocar doenças como a zika e chikungunya.
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito, eliminando água armazenada em pontos que podem se tornar possíveis criadouros.
O médico veterinário do setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde, Lupércio Garrido, destacou que por causa do frio muitas pessoas podem achar que não precisam se preocupar com o mosquito causador da dengue e outras doenças.
“As pessoas costumam achar que não precisa tomar os cuidados para eliminação de criadouros porque o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, circula menos durante períodos mais frios. A preocupação tem que existir sim porque se os criadouros não forem eliminados, os ovos depositados podem permanecer intactos por meses e, quando a estação quente recomeçar, eles vão eclodir, dando origem a um novo ciclo do mosquito e com isso o crescimento dos riscos à saúde da população”, afirmou o médico veterinário.
Lupércio Garrido informa que as visitas domiciliares para identificação de fatores de risco, eliminação e tratamento focal de criadouros, assim como orientação à população, continuam sendo realizadas pelas equipes de agentes de saúde lotados em todas as áreas de abrangência das unidades de saúde. “Na próxima semana vamos fazer também o trabalho de nebulização nos bairros Chico Mendes e Argolo Ferrão”, disse.
DADOS
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Marília informa que de janeiro até o dia 28 de maio foram notificados 3.551 casos suspeitos de dengue, sendo que destes 1.913 foram descartados, 1.272 confirmados e 366 aguardam resultados dos exames.
MEDIDAS
As principais medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti são:
- Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;
- Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
- Ao trocar a água dos Pets, lavar a vasilha
- Manter caixas d’agua bem fechadas;
- Remover galhos e folhas de calhas;
- Não deixar água acumulada sobre a laje;
- Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;
- Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
- Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
- Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
- Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
- Acondicionar pneus em locais cobertos;
- Fazer sempre manutenção de piscinas;
- Tampar ralos;
- Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
- Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;
- Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
- Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;
- Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
- Catar sacos plásticos e lixo do quintal.