05 JUN 2020
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Marília registra a abertura de 1.293 novas empresas nos primeiros cinco meses do ano
Centro segue liderando em número de empresas abertas com média mensal de 29,8%

Os dados divulgados nesta sexta-feira, dia 5 de junho, pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, através do Centro de Pesquisa e Informação, mostram que nestes primeiros cinco meses do ano em Marília foram registrados a abertura de 1.293 empresas, sendo 190 empresas gerais e 1.103 MEIs (Microempreendedores Individuais), com um capital total de R$ 14.571.400,00.
A região do centro de Marília foi a que mais teve empresas abertas desde janeiro até 31 de maio, registrando um índice de 29,8%. A zona leste com um percentual de 22,6% foi a segunda região de Marília que mais registrou abertura de empresas, as outras regiões registram percentuais de 19,8% zona norte, 16,0% zona sul e a zona oeste registrou 11%, das empresas abertas até maio.
O secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, destacou que apesar da pandemia, Marília continua sendo uma cidade de empreendedores. “Este ano podemos destacar a abertura de empresas de produção de máscaras e as de produção de alimentos para entrega no sistema delivery”, afirmou o secretário.
Nelson Mora disse ainda que, se for levado em conta que nos meses de março, abril e maio, período da quarentena em Marília, os números apresentados são positivos diante da redução de todos os números da economia por causa da pandemia do Coronavírus.
“A nossa expectativa com o fim do isolamento social estes números cresçam ainda mais .”
O prefeito Daniel Alonso também falou sobre o aumento de MEIs abertas neste período. “Isto só vem demonstrar que com todos estes problemas causados pela pandemia do coronavirus e retração da economia nacional, que já vinha acontecendo antes da própria pandemia, Marília continua se desenvolvendo e mostrando empreendedorismo Acredito que com a retomada das atividades comerciais teremos de volta também a abertura de mais empresas, sejam elas gerais ou MEIs”, disse o chefe do Executivo".