17 JUN 2020
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Prefeitura orienta como ter acesso a linhas de crédito para o Turismo

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, orienta como ter acesso a linhas de crédito para o Turismo.
Com os impactos da crise provocada pela pandemia do coronavírus, um dos setores mais afetados é o de turismo. Para ajudar a categoria a atravessar esse período e amenizar os efeitos negativos, a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo ampliou as linhas de crédito oferecidas por instituições financeiras.
Segundo o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, algumas destas instituições, como BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, já eram parceiras da Secretaria no Programa de Crédito Turístico, lançado com a Desenvolve SP, incluindo, posteriormente, as parcerias do Banco do Povo, do Sebrae e da Invest SP.
“Inicialmente criado para melhor estruturar os destinos turísticos por meio de planos de investimentos do setor público e projetos do setor privado, o programa passou a facilitar também o acesso aos bancos para obter recursos de capital de giro e cobrir despesas fixas e operacionais das empresas – salários, fornecedores, taxas, aluguéis, condomínios, entre outras”, explicou Nelson Mora.
Para o programa de crédito turístico, acesse: www.creditoturistico.com.br, cadastre a proposta no local indicado, envie eletronicamente a proposta preenchida e aguarde a análise e orientações do banco financiador e da Setur SP (Secretaria Estadual de Turismo).
Quando a proposta é enviada, o formulário preenchido é encaminhado automaticamente para os bancos parceiros do Programa, bem como para a Setur SP, para monitoramento.
Para acessar as linhas da Desenvolve SP, acesse o site: www.desenvolvesp.com.br.
A Desenvolve SP financia desde microempresas até empresas de grande porte, passando pelas pequenas e médias empresas. Não financia MEI.
QUEM PODE SOLICITAR?
Empresas que possuem CNAE selecionado dos setores (ver lista completa no site), instaladas e sediadas no Estado de São Paulo, conforme a seguir:
- micro, pequenas e médias empresas com faturamento anual superior a R$ 81 mil até R$ 10 milhões;
- empresários individuais com faturamento anual superior a R$ 81 mil até R$ 10 milhões.
Além dos sites, que contém todas as informações, a Setur SP desenvolveu uma cartilha com todas as orientações: www.turismo.sp.gov.br/cartilha-linhas-de-credito
Todas as soluções de crédito apresentadas na cartilha permitem acesso digital e online, sem necessidade de deslocamentos presenciais até uma loja ou unidade física. A análise dos pedidos de crédito é feita exclusivamente pelas instituições financeiras.
Na cartilha, constam informações sobre o programa e as linhas de crédito citadas abaixo:
- Programa de Crédito Turístico – Como Acessar o Programa;
- Como Acessar as Linhas de Crédito da Desenvolve SP;
- Como Acessar as Linhas de Crédito do Banco do Povo;
- Como Acessar as Linhas de Crédito dos bancos federais (Banco do Brasil, Caixa e BNDES);
- Como Acessar as Linhas de Crédito dos bancos privados (Itaú, Bradesco e Santander);
- Como Acessar as Linhas de Crédito dos bancos de crédito e das cooperativas de crédito (Sicredi e Sicoob);
- Como Acessar as Linhas de Crédito das Fintechs (bancos digitais): Nubank, Original, Inter, Creditas, Neon).
Outras informações poderão ser obtidas com a secretária adjunta da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernanda Violante, pelo telefone (14) 3422-3605.