24 JUN 2020
PARCERIAS
Chefe do Executivo participa do inicio das atividades da nova sede do Espaço Potencial
Terreno da nova sede foi doado pela Prefeitura e construção foi realizada por um grupo de empresários

O prefeito Daniel Alonso esteve na manhã desta quarta-feira, dia 24, acompanhando um café da manhã que marcou o início das atividades da nova sede do Espaço Potencial.
A nova unidade da entidade, que atende crianças e jovens com o Transtorno do Espectro Autista, foi construída por um grupo de empresários e teve o terreno doado pela Prefeitura de Marília. A entidade mudou para a nova sede no último dia 1º de junho.
A Associação de Pais e Amigos do Autista - Espaço Potencial Marília - é uma organização da sociedade civil, filantrópica, fundada em 30 de abril de 2009 e desde então fazia os atendimentos na rua Coronel José Brás, na Zona Oeste de Marília.
A nova sede, localizada na rua Beline Marconato, nº 300, na zona norte, fará o atendimento de 114 crianças e jovens, entre alunos e assistidos. Atualmente 62 funcionários realizam os atendimentos.
A nova sede tem de área construída 2.059 m² e conta com 16 salas de atendimentos e intervenção comportamental; Pedagogos, psicólogas, terapeuta ocupacional, fonoaudiologia, educador físico e psicopedagoga; Auditório; Sala de música; Sala de avaliação multiprofissional; Sala de atendimento individual com intervenção ABA; Serviço Social; Cozinha; Refeitório; Panificadora artesanal; Horta; Espaço de recreação e Sala de treinamento e estudo para equipe de profissionais.
“A união do poder público aliada a empresários e voluntários fez tudo isso se tornar realidade, sem isso, nada teria acontecido. O trabalho que é realizado aqui já é referência para o Brasil e deve ser para o mundo. Fazer parte dessa história é uma honra enorme e, o que a entidade precisar de nós, poderá contar sempre”, disse o prefeito Daniel Alonso.
O Espaço Potencial, depois da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), tem o segundo maior repasse de verbas da Prefeitura de Marília a entidades.
Participaram da cerimônia, além do Prefeito Daniel Alonso; a presidente do Espaço Potencial, Ângela Cândido da Silva Pascoalinoto; o diretor do Tauste Ação Social, Guilherme Cunha; o empresário da Toca Imóveis, Roberto Borghette; o empresário Rui Rocha, funcionários e colaboradores e o Pastor Joani Alves, da Igreja Adventista.
Uma das fundadoras do Espaço Potencial, Arsênia de Mello Rodrigues de Oliveira e a fundadora e coordenadora Lurdes Santos também estiveram presentes.
“Gostaríamos de estar fazendo uma linda inauguração, mas por conta da pandemia, restringimos o número de pessoas para esse momento único que é a mudança para a nossa nova sede. Agradeço de coração a todos que fizeram parte desse sonho. Seremos eternamente gratos por tudo isso”, disse a presidente do Espaço Potencial, Ângela Cândido da Silva Pascoalinoto.
Para o diretor do Tauste Ação Social, Guilherme Cunha, esse é um dia de muita alegria, festa e comemoração. “Para nós que participamos e vimos surgir esse sonho de ter uma sede própria, é um grande prazer e emoção ver essa nova sede. De fato, a entrega desse prédio é um milagre. Foi a união de muitas pessoas e muitas orações em busca de um único sonho. Parabéns Espaço Potencial”, afirmou.
SOBRE A INSTITUIÇÃO
Em 2007, um grupo de pais de crianças e jovens autistas, juntamente com profissionais voluntários, uniram-se na intenção de criar um serviço para oferecer tratamento adequado aos seus filhos que já haviam passado por diversas instituições educacionais sem conseguirem atendimento. Esse grupo apresentava necessidade urgente de um espaço estruturado para iniciar atendimento de intervenção/reabilitação e o apoio pedagógico especializado.
Foram realizados vários encontros com os pais e alguns amigos que não mediram esforços e assumiram a causa a fim de, com ações conjuntas e imediatas puderam pensar na organização deste grupo como representante do desejo da maioria.
Dessa forma, optou-se pela criação de uma Associação de Pais e Amigos de Crianças e Jovens Autistas na cidade de Marília, onde seria oferecido um espaço adaptado para o atendimento individual e estimulação no desenvolvimento das potencialidades dos autistas. Esse trabalho aconteceu por dois anos e meio, com 10 (dez) crianças e jovens dentre 03 a 24 anos como um “projeto piloto” mantidos pelos pais, amigos, voluntários e com eventos realizados.
A Prefeitura Municipal de Marília estabeleceu parceria financeira com a Associação Espaço Potencial em 2011, para o atendimento de uma demanda emergente que era de 36 crianças/jovens, dado ao sucesso dos resultados obtidos durante esse tempo pelo trabalho realizado, engrossando assim a luta pela defesa dos direitos desta parcela da população.
O Espaço Potencial conta com uma equipe composta por diversos profissionais: setor administrativo, professores, monitores de sala, educadores sociais, educadores físicos, estagiários, psicólogas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeuta, assistentes sociais, cozinheira e serviços gerais.

Fotos: Julio Cesar de Carlis

24/06/2020
Prefeito Daniel Alonso participa do inicio das atividades da nova sede do Espaço Potencial