30 JUN 2020
Alunos do Projeto Teatro da Cidade têm alento e atividades em aulas à distância

Os alunos do Projeto Teatro da Cidade aprovaram os novos modelos de aulas à distância e aderiram a nova prática com muita determinação. O Projeto, realizado pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria da Cultura, conta com 180 alunos divididos em turmas para todas as idades, desde infantil até turma da melhor idade.

Desde o começo da quarentena, obedecendo as novas práticas de distanciamento social, como medida de prevenção ao Coronavírus, o Projeto aderiu às aulas online, amenizando os impactos negativos do isolamento, bem como colocando em prática atividades teatrais.

Segundo a aluna Carmem Barroso de Oliveira, da turma da melhor idade, a aula virtual tem grande significado.

“Com o isolamento, posso ver e ouvir as pessoas com que convivia e isso me traz um alento enorme. Me faz recriar e ver que a vida é uma brincadeira, e o teatro pra mim é uma brincadeira onde posso colocar todas as pessoas que vivem dentro de mim, nas cenas que faço. Agradeço aos colegas e aos professores. É muito bom ter nossos encontros toda semana”, disse Carmem.

As aulas acontecem através de vários meios como whatsapp, zoom, entre outros aplicativos. Ao todo a equipe possui cinco professores, dois coordenadores, um arte-educador auxiliar e três monitores.

São realizadas diversas atividades cênicas, estimulando a criação, e com grande dedicação da equipe, que não mede esforços para driblar os desafios tecnológicos e da distância.

Para Matheus  Mancuso, aluno da  Turma adulta, “o Projeto Teatro da Cidade é um exemplo de valorização do teatro, que enfatiza essa expressão da arte para o público de nossa cidade. Atualmente, devido ao momento em que passamos, foi necessário transformar nossas aulas presenciais em virtuais. Um desafio, sem dúvida, mas que está permitindo uma nova forma de experimentar as artes cênicas, dando a oportunidade de perceber que mesmo diante das intempéries é possível ‘fazer teatro’. “

As aulas à distância do Projeto têm a adesão da maioria dos alunos, que vem resultando em um grande acervo de vídeos, textos e imagens, proveniente das atividades e orientações dos arte-educadores.

“Nossa expectativa, não só da coordenação e professores, mas principalmente dos alunos,  é que todo esse período nos possibilite belas experiências e aprendizados, para breve em retorno as atividades presenciais. Que todo esse conjunto de ações possa enriquecer ainda mais nossos trabalhos artísticos e nossas vidas”, disse Márcio Martins, coordenador do Projeto.

Para Natália Gotardi , aluna da turma adulta e pelo segundo ano no projeto, este é um processo de adaptação e é preciso seguir em frente.  “Está sendo muito importante esse contato e nos ajuda a não esquecer como tudo era antes da pandemia. Continuamos criando, experimentando e nos surpreendendo com essa experiência nova com as aulas online. A aula de teatro é um ponto de equilíbrio nessa nova rotina que estamos vivendo”, disse.

E a turma infantil também conta com muitas atividades virtuais. A aluna Julia Mendonça Borges, aluna da turma infantil, está no Projeto pelo terceiro ano. Para ela, “as aulas estão sendo muito legais. Apesar da distância, as aulas são muito divertidas e aproveito para fazer algumas atividades com minha família. Queria agradecer ao Projeto por continuar mesmo online, assim podemos ter esses momentos de atividades. Tudo é muito criativo”.

O Projeto

O Projeto Teatro da Cidade, programa da Secretaria Municipal de Cultura que oferece aulas gratuitas de teatro para todas as idades e conta com 180 alunos, segue curso com aulas à distância, obedecendo orientações de combate ao Covid-19.

As aulas físicas do Projeto Teatro da Cidade acontecem na Casa de Cultura “Cristovam Ruiz Pereira” (Av. Santo Antonio, 136), que por medidas de combate ao Coronavírus encontra-se sem atendimento ao público.

O Projeto conta com seis turmas: Turma Infantil I e II (Arte-educadora Gabriele Chicilia), Turma Pré juvenil (Arte-educadora Lívia Neves), Turma Jovem (Arte-educadora Letícia Rodrigues), Turma adulta (Arte-educador Calu Monteiro) e Turma Melhor Idade (Arte-educador Márcio Martins).