01 JUL 2020
Estado anuncia ampliação para toda a população da vacina contra a gripe
A partir deste dia 1º de julho a vacinação está aberta para toda a população

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo liberou a partir deste dia 1º de julho a vacinação contra a gripe para toda a população. O prazo final para a campanha será dia 24 de julho.
“Informamos que foi acordado entre a Divisão de Imunização e a Diretoria do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) que a partir do dia 1° de julho a vacinação se estende para livre demanda, em consonância com a Coordenação Geral do PNI, enquanto durarem os estoques”, disse Maria Ligia Bacciotte Ramos Nerger, da Divisão de Imunização - CVE/CCD/SES-SP.
Juliana Carvalho Bortoletto, enfermeira da Sala de Vacina do município, destacou que é de fundamental importância que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e que ainda não se vacinaram procurem uma das unidades de saúde do município que estão aplicando a vacina. Mas que a vacina está disponível para todos da população a partir desta quarta-feira.
“Por conta do baixo alcance da meta nos grupos prioritários aconteceu novamente a prorrogação da campanha. Desta vez, além, dos grupos prioritários qualquer uma pessoa que quiser tomar a vacina pode se dirigir a uma unidade de saúde citadas abaixo”, disse a enfermeira.
O prefeito Daniel Alonso disse que com a abertura para a vacinação de outras pessoas além do público alvo é mais uma oportunidade para que as pessoas possam ser vacinadas e com isso facilitarem o trabalho das equipes médicas no diagnóstico da Covid-19.
“A vacina que está sendo aplicada não protege contra o Coronavirus, mas protege contra a Influenza e dos subtipos virais A (H1N1 e H3N2) e também Influenza B, mas ajuda os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos”, afirmou o chefe do Executivo.
ONDE VACINAR?
Em virtude da pandemia do coronavírus, algumas unidades de saúde estão atendendo apenas pessoas com síndrome respiratória. Por isso a vacinação contra a gripe está sendo feitas nas seguintes unidades: UBS Planalto, USF Santa Augusta, USF CDHU/São Bento, USF Santa Paula, USF Marajó, UBS Alto Cafezal, UBS Chico Mendes, UBS Bandeirantes, UBS São Judas, USF Altaneira, USF Jânio Quadros e UAS Santa Antonieta, USF Santa Antonieta III e USF Jardim Julieta .
Para a população da zona rural e dos distritos, as vacinas acontecem nas seguintes unidades: USF Amadeu Amaral, USF Flamingo, USF Avencas, USF Lácio, USF Dirceu, USF Santa Helena, USF Rosália, USF Nóbrega, USF Vida Nova Maracá e USF, Padre Nóbrega I e II.