02 JUL 2020
CORONAVÍRUS
Prefeito de Marília participa da 10ª Reunião do Conselho e destaca intensificação da fiscalização
Chefe do Executivo insistiu também na necessidade de prefeitos terem autonomia e fez comparação de dados com a capital

O prefeito Daniel Alonso participou na manhã desta quinta-feira, dia 2 de julho, da 10ª Reunião do Conselho Municipalista, que reúne secretários estaduais e os prefeitos das 16 Regiões Administrativas do Estado de São Paulo.
Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo mariliense destacou a intensificação da fiscalização que a Prefeitura de Marília está realizando desde segunda-feira nas áreas comerciais da cidade.
“Desde segunda-feira estamos com mais de 100 pessoas nas ruas, intensificando a fiscalização e orientando a população sobre os protocolos de segurança para evitar a proliferação do vírus na cidade. Além disso, estamos intensificando também a vacinação contra a gripe nas regiões periféricas e também os testes da Covid-19, sendo que até o momento não tivemos nenhum caso positivo nessa testagem, assim como aconteceu nas três fases da pesquisa da Universidade Federal de Pelotas, quando também não houve caso positivado”, afirmou Daniel Alonso.
O chefe do Executivo também insistiu na necessidade dos prefeitos terem mais autonomia na classificação do Plano São Paulo. “O interior, de uma forma geral, ficou muito tempo fechado quando o epicentro estava na região metropolitana e na capital. Isto trouxe muitos problemas e agora, mesmo com aceleração dos casos, a nossa situação ainda está sob controle, mas estamos sendo muito penalizados. É fundamental que tenhamos mais autonomia para podermos tomar decisões, priorizando a saúde e também a economia.”
Daniel ainda fez uma comparação de dados entre a capital e a região de Marília, como ocupação de leitos, número de óbitos e de casos confirmados. “A nossa situação é muito melhor quando se faz essa comparação, levando-se em conta os dados a cada 100 mil habitantes. Hoje São Paulo está na faixa amarela enquanto a nossa região está na vermelha. Isso a gente não consegue entender e por isso estamos pedindo essa autonomia.”
MUDANÇA DE FAIXA
Durante a reunião, o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, afirmou que nesta sexta-feira, dia 3, não haverá avanço de faixa de nenhuma região. “Amanhã será anunciado se alguma região vai regredir de faixa. O anúncio para um possível avanço de fase será na outra sexta-feira, dia 10.”
Com isso, as regiões que estão na Faixa Vermelha, como é o caso de Marília, vão permanecer nessa fase até o próximo dia 12. O anúncio do dia 10 será válido a partir da segunda-feira, dia 13.
O encontro teve uma sugestão dos prefeitos, que será avaliado pelo governo, em que os salões de beleza e cabeleireiros passem a integrar a Faixa Laranja do Plano São Paulo – atualmente fazem parte da Faixa Amarela. Com isso, aquelas regiões que estiveram no Laranja poderão abrir esses segmentos. A sugestão foi bem recebida pelo secretário Marcos Vinholi e será analisada pelo Comitê Estadual de Contingenciamento.

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM