17 ABR 2019
CULTURA

O evento, voltado para crianças das redes municipal e estadual de ensino, além de entidades assistenciais, acontecerá a partir das 13h30 no Teatro Municipal

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realizará nesta quinta-feira, dia 18, o evento Danças Indígenas, encerrando a 1ª Semana de Arte, Cultura e Resistência Indígena – Marília 90 anos, para marcar a importância da cultura indígena.

O evento, voltado para crianças das redes municipal e estadual de ensino, além de entidades assistenciais, acontecerá a partir das 13h30 no Teatro Municipal. As apresentações acontecerão até as 15h30.

As danças contarão com aproximadamente 100 indígenas de duas aldeias: Aldeia Tereguá, de Avaí/SP e com as crianças da Terra Indígena Índia Vanuíre da cidade de Arco-Íris/SP. Haverá também Feira de Artesanato Indígena, em frente ao Teatro, das 9h às 17h.

Segundo o municipal da Cultura, André Gomes Pereira, toda essa programação pretende dar visibilidade às tradições e à cultura dos índios brasileiros de modo a divulgar a grandeza e sabedoria desses grupos.

“Nas comemorações do aniversário de Marília é importante trazer os verdadeiros pioneiros nesta cidade que foram os índios que aqui moravam, das etnias Kaingangs. Coincidindo com as homenagens ao Dia do Índio, esta Semana de Arte, Cultura e Resistência Indígena serve para preservação da memória e da contribuição histórica e cultural que os povos indígenas deixaram como herança para construção da identidade cultural deste país e da humanidade. Temos uma dívida e uma retratação histórica e temos dever de manter a memória viva sendo contada pelos próprios índios, sendo uma experiência riquíssima que irá envolver principalmente as crianças”, disse André Gomes Pereira.

MAIS PROGRAMAÇÃO

Também nesta quinta-feira, das 19h às 21h30, a Biblioteca Municipal receberá a Roda de Conversa “Reflexões dos Povos Indígenas”, que propõe reflexões sobre diversos assuntos dos povos indígenas do Brasil. Será conduzida por representantes da Aldeia Tereguá da cidade Avaí.

A Biblioteca fica na rua São Luiz, 1295, esquina com a rua São Carlos. A entrada é gratuita.

17/04/2019
Fotos da Notícia: Teatro Municipal recebe apresentação de danças indígenas com Aldeias de Avaí e Arco-Íris na quinta