09 JUL 2020
Marília já aplicou mais de 96 mil doses da vacina contra a gripe
Aberta para toda população a campanha seguirá até o dia 24 de junho

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que até esta quinta, dia 9 de julho. Já foram aplicadas 96.332 doses de vacina contra Influenza no município
Em relação aos grupos prioritários, até agora a cobertura vacinal em Marília atingiu 73,93% das crianças de seis meses a menores de seis anos; 48,01% das gestantes; 40,33% das puérperas (mães que tiveram filhos nos últimos 45 dias); 100% dos trabalhadores da Saúde; 100% dos idosos; 49,87% de adultos entre 55 e 59 anos, 72,43% do grupo de comorbidades (pessoas com doenças pré-existentes) e 67,66% dos professores de escolas públicas e privadas.
Também receberam as vacinas 2.083 caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo e 937 pessoas do grupo de forças de Segurança e Salvamento, e 11.474 pessoas que não fazem parte do grupo prioritário e que agora estão autorizadas a receber a vacina. Totalizando 96.332 doses.
Juliana Carvalho Bortoletto, enfermeira da Sala de Vacina do município, reforçou que a meta da campanha é vacinar no mínimo 90% das pessoas dos grupos prioritários. “Alguns desses grupos prioritários não atingiram ainda nem 50% do público alvo, por isso pedimos para estas pessoas que procurem um posto de vacinação para receber a dose da vacina”.
O Secretário Municipal da Saúde, Cassio Pinto Junior lembrou que a campanha de vacinação contra a gripe, além das pessoas dos grupos prioritários, agora está aberta para toda a população “É muito importante que as pessoas procurem se vacinar porque a vacina protege contra a Influenza e dos subtipos virais A (H1N1 e H3N2) e também Influenza B, que também são doenças potencialmente graves”.
ONDE VACINAR?
Em virtude da pandemia do coronavírus, algumas unidades de saúde estão atendendo apenas pessoas com síndrome respiratória. Por isso a vacinação contra a gripe está sendo feitas nas seguintes unidades: UBS Planalto, USF Santa Augusta, USF CDHU/São Bento, USF Santa Paula, USF Marajó, UBS Alto Cafezal, UBS Chico Mendes, UBS Bandeirantes, UBS São Judas, USF Altaneira, USF Jânio Quadros e UAS Santa Antonieta, USF Santa Antonieta III e USF Jardim Julieta.
Para a população da zona rural e dos distritos, as vacinas acontecem nas seguintes unidades: USF Amadeu Amaral, USF Flamingo, USF Avencas, USF Lácio, USF Dirceu, USF Santa Helena, USF Rosália, USF Nóbrega, USF Vida Nova Maracá e USF Padre Nóbrega I e II.