15 JUL 2020
RUAS RECAPEADAS
Prefeitura inicia nova fase do Programa Asfalto Novo com mais de 271 mil M² de recape

O Prefeito Daniel Alonso por meio da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Marília), iniciou mais uma grande fase de recapeamento de ruas e avenidas de Marília. Nessa etapa serão 271.456,96m² de recape incluindo pintura e sinalização de solo em ruas e avenidas da cidade. Todo o projeto faz parte do Programa Asfalto Novo iniciado desde 2019.

Os serviços para recapeamento destes mais de 271 mil m² serão realizados pela Codemar que tem o prazo de até 180 dias, prorrogáveis, para entrega da metragem prevista ao referido contrato. Nesta quarta-feira (15), a empresa iniciou os trabalhos na Rua Bento Carlos, entre a Av. Brigadeiro Eduardo Gomes e Rua Santa Helena na zona leste da cidade. Nos próximos dias, novas vias serão contempladas.

O Secretário Municipal de Obras Públicas, Hélcio Freire do Carmo, informou que a prefeitura chegou a abrir uma licitação para a realização dos trabalhos citados porém foi revogada em virtude da dificuldade operacional de execução dos serviços contratados e prestados por terceiros em licitação dentro de tempo exequível, diante os prazos legais e tramites previstos em licitações, que poderiam interromper a realização dos serviços dentro da atual legislação vigente.

“Diante o total previsto em contrato, de 271.459,96 M², a Codemar tem plena capacidade operacional de execução dos serviços contratados, e por se tratar de Empresa Pública de Sociedade Mista, tem a dispensa de licitação prevista pela Lei Federal n.º 8666/93, no seu artigo 24, não havendo impedimento legal para o fornecimento de material e mão de obra para execução de recapeamento asfáltico em várias vias do município, bem como a continuidade dos seus serviços habitualmente realizados como nas operações de tapa buracos e recuperações de vias”, disse o secretário.

O diretor Presidente da Codemar Claudirlei Santiago Domingues (Tatá), informou que os preços referentes aos serviços contratado respeitam os valores praticados no mercado, bem como estão entre os melhores orçados na região, e oferecerão a Prefeitura de Marilia a condição de executar as obras visando o melhor custo x benefício para o atendimento da população, e o munícipe, já que todos os recursos referentes aos serviços prestados ficarão no município.

“Em virtude dos processos de gestão implementados pelo atual governo municipal, a empresa tem situação financeira satisfatória, com a recuperação de seu crédito diante fornecedores, ficando sustentável, e viavelmente operacional devido a seriedade aplicada na sua gestão, que atualmente tem pago parceladamente prejuízos deixados por gestões anteriores, apresentando saldo positivo desde 2019 no Demonstrativo de Resultados do Exercício, o que não acontecia há anos na Companhia, que só apresentava balanços negativos”, disse Tatá.

Claudirlei Santiago destacou ainda que atualmente, mesmo com a crise econômica e financeira constatada na economia em virtude da Covid 19, que diminuiu consideravelmente o fluxo de serviços prestados, a Codemar continua apresentando resultados, comprometida como a gestão municipal do Prefeito Daniel Alonso, e no exercício em curso, seus balancetes ainda não apontam prejuízos “ com isso estamos totalmente aptos para o atendimento das solicitações apresentadas pelo Município de Marilia, cujos repasses e serviços também irão contribuir para sua recuperação fiscal e financeira, mantendo a operacionalidade de seus serviços, primando sempre pelo seu interesse maior que é atender as necessidades da cidade de Marília na recuperação de suas ruas, vias e avenidas”, finalizou o dirigente.

“Estamos lançando mais uma etapa do Programa Asfalto novo conforme anunciamos em 2019. Essa etapa será uma das maiores e vai contemplar todas as regiões de Marília. Esse é sem dúvidas o maior programa de recape asfáltico de todos os tempos da Prefeitura. Temos a nossa malha asfáltica muito antiga e esse é o principal reclame da população quando vamos para as ruas”, disse o Prefeito Daniel Alonso.

A EMPRESA

A Codemar (Companhia De Desenvolvimento Econômico De Marília) que é uma empresa mariliense, criada há 45 anos, de Sociedade Mista, ou seja, que tem como sócia majoritária a Prefeitura de Marília, e que sempre operou com excelência de qualidade, colocando à disposição de seus clientes, laudos técnicos de conformidade e exigibilidade, conforme a legislação vigente referente a confecção, fornecimento e aplicação de pavimentação asfáltica.

A usina de sua propriedade também instalada no município, tem total capacidade para atender as necessidades contratuais firmadas com seus clientes públicos e privados. A empresa tem capacidade técnica e operacional, respaldada por fornecedores certificados e insumos de qualidade e tem hoje plena capacidade técnica para atender seu principal cliente que é o município de Marília, bem como Prefeituras da região e clientes privados.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM