16 JUL 2020
MEIO AMBIENTE
Prefeitura de Marília participa de reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente
Encontro teve por objetivo analisar projetos de grandes impactos ambientais em diversos municípios do Estado de São Paulo

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, participou no final do mês passado da 389ª reunião do Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente).
Na reunião, que por causa da pandemia aconteceu de forma virtual, foram discutidos projetos de grandes impactos ambientais para fins de autorizações e orientações de seus representantes quanto aos procedimentos corretos para licenciamentos.
Também foram orientados como identificar caminhos para captação de recursos voltados ao desenvolvimento de projetos voltados ao meio ambiente.
Apesar das restrições para a realização de reuniões presenciais, o Consema segue suas rotinas de Reuniões Ordinárias do Plenário, realizadas através de aplicativo, mantendo em dia as pautas previstas na agenda de interesses ambientais em todo Estado de São Paulo.
Na última reunião, realizada em 30 de junho, o Chefe do Meio Ambiente e Interlocutor do Programa Município Verde Azul em Marília, Cassiano Rodrigues Leite, representou a Prefeitura, acompanhando os projetos e licenciamentos ambientais propostos por diversos municípios do Estado de São Paulo e demais indicações previstas na pauta.
“As reuniões do Consema são sempre muito instrutivas, pois temos a oportunidade de verificar exemplos bem sucedidos em outros municípios, podendo trazer como modelo para nossa cidade, além de observar caminhos existentes para captações de recursos visando o desenvolvimento de projetos ambientais. Isso facilita a tramitação dos requerimentos, permitindo a redução de burocracias para alcançar os resultados de forma objetiva”, afirmou Cassiano.
Nesse último encontro, a ordem do dia foi composta pela apreciação do Projeto de Concessão de uso de bem público para a exploração do Zoológico, do Jardim Botânico e da Fazenda, compreendendo as atividades de Manejo, Educação Ambiental, Recreação, Lazer, Cultura e Ecoturismo, com os serviços associados, de responsabilidade da Sima (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo), e pela apreciação da Proposta de Criação do Monumento Natural Mantiqueira Paulista, de responsabilidade da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo.
“Esta última reunião foi focada na questão de preservação com manejo sustentável, e nos inspirou na criação de projetos que preservarão as nascentes em Marília, recuperando sua mata ciliar, porém, permitindo a visitação das áreas, que se tornarão centros de educação ambiental de forma prática aos alunos de nossa rede escolar. Já selecionamos duas nascentes para iniciar estes projetos, sendo uma na zona norte e outra na zona sul, que servirão de modelo para conscientização ecológica em nossas crianças. Temos o aval do prefeito Daniel Alonso, que desde o início da administração luta para a melhoria da qualidade de vida do mariliense e está sempre cobrando e apoiando ações envolvendo o meio ambiente. Também temos todo respaldo estrutural do secretário do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, demonstrando que a atual gestão não mede esforços para desenvolver ações ambientais no município, permitindo um crescimento socioeconômico equilibrado à sustentabilidade”, finaliza o Chefe do Meio Ambiente.

Fotos: Divulgação

Noticia dia-mundial-da-agua-secretaria-municipal-do-meio-ambiente-realiza-plantio-de-arvores
22 MAR 2024 - 18h07
Dia Mundial da Água: Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza plantio de árvores nativas com alunos da rede municipal ao redor da represa Cascata