20 JUL 2020
MEIO AMBIENTE
Prefeitura encaminha ao Governo Estadual ações do Programa Município Verde Azul 2020 na cidade
Objetivo é buscar a qualificação para que a cidade possa receber o “Selo Verde”

A Prefeitura de Marília encaminhou ao Governo Estadual, para análise comprobatória e avaliações técnicas, as diretivas referentes ao Ciclo 2020 do Programa Município Verde Azul (PMVA).
Segundo o Interlocutor do PMVA e Chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, as diretivas passarão por análises técnicas em cada tema proposto, avaliando a qualificação ambiental das cidades participantes nos critério específicos, sendo estes: Município sustentável, estrutura e educação ambiental, Conselho Ambiental, biodiversidade, gestão das Águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos.
“Atendemos todos os requisitos propostos pela Coordenação Estadual do PMVA, cumprindo fielmente o que nos foi solicitado. Marília evoluiu muito no cumprimento das metas estabelecidas e conseguimos, pela primeira vez, atender todas as diretivas de forma ampla, contemplando as ações requeridas, mesmo em período crítico de isolamento social. Isso demonstra o nível de qualificação ambiental que nosso município alcançou neste período”, disse o interlocutor do programa.
O prefeito Daniel Alonso destaca que todo trabalho encaminhado ao Governo Estadual é consequência de uma administração pública preocupada com o bem estar da população, visando manter as atividades socioeconômicas equilibradas com os cuidados ambientais, em promoção à sustentabilidade.
“Desde o primeiro dia de governo, mantivemos o foco em colocar as questões ambientais equilibradas aos demais interesses, permitindo fazer Marília crescer de forma sustentável. Assim, corrigimos erros graves ocorridos anteriormente, que, além de não permitir a pontuação no Programa Estadual pela falta de ações, também nos tirava pontos pelos passivos ambientais”
Daniel Alonso afirmou também que através de uma gestão séria e comprometida com a saúde e qualidade de vida da população, esta administração construiu Estações de Tratamento de Esgoto; está terminando a instalação dos ecopontos, que serão inaugurados em agosto; a Plataforma de Transbordo, que tantas multas ambientais acarretaram ao município no passado; e ainda elaborou legislações específicas sobre temas relacionados ao meio ambiente, como Sustentabilidade na Administração Pública e Plano de Arborização Urbana.
O Chefe do Executivo também lembrou ainda das ações de melhorias com promoção da Educação Ambiental, através de plantios e doações de mudas, identificação e recuperação de nascentes, compras de produtos que apresentem origens sustentáveis, como alimentos e madeiras, substituição da frota municipal para melhorias na qualidade do ar, e uma parceria ampla com o Conselho do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Marília, que foi o grande norteador para cumprimento das Diretivas.
“Isso tudo em meio a uma pandemia mundial que, ao invés de nos desmotivar, tem nos incentivado a criar caminhos novos para cuidar da nossa população. Assim, apresentamos ao Governo Estadual o que temos de melhor relacionado ao meio ambiente em nossa cidade e estamos tranquilos, sabendo que fizemos o máximo pelo município. Mudamos a história ambiental de Marília, antes abarrotada de lixo nas portas das casas, hoje estabilizada, com propostas futuras de melhorar ainda mais, através de projetos socioambientais que em breve serão apresentados à população, gerando qualificações profissionais, rendas e promovendo à sustentabilidade no município.”
O Programa Município Verde Azul é dividido em duas etapas, encerrando a primeira na metade do ano, com avaliação classificatória, e a segunda, com premiação e certificação em dezembro. As cidades certificadas recebem o “Selo Verde”, que permitem angariar prioritariamente recursos juntos ao Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).

Fotos: Divulgação

Noticia dia-mundial-da-agua-secretaria-municipal-do-meio-ambiente-realiza-plantio-de-arvores
22 MAR 2024 - 18h07
Dia Mundial da Água: Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza plantio de árvores nativas com alunos da rede municipal ao redor da represa Cascata