24 JUL 2020
EMDURB
Prefeitura comunica reabertura do Complexo de Trânsito para segunda-feira
Abertura foi autorizada pelo Detran São Paulo e local funcionará das 7h às 21h

A Prefeitura de Marília, por meio da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana), comunica que o Complexo de Trânsito de Marília, localizado na zona sul da cidade, voltará às atividades na próxima segunda feira, dia 27 de julho, funcionando das 7h às 21h.
O presidente da Emdurb, Dr. Valdecir Fogaça, explica que a abertura do Complexo de Trânsito em Marília tem o aval do Detran-SP, que informou que as aulas e as provas práticas podem ser aplicadas em municípios que não estejam na fase vermelha do Plano São Paulo.
“Nós temos recebido constantemente questionamentos sobrea reabertura do Complexo de Trânsito e, agora com a autorização do Detran, podemos retornar e vamos manter o horário noturno, já que a legislação prevê que todos os alunos tenham um percentual de aulas noturnas”, disse o presidente da Emdurb.
Dr. Valdecir Fogaça destacou também que o Complexo de Trânsito estará atento a todo o protocolo estabelecido pelo Detran-SP e pelo Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores no Estado de São Paulo. “Nós pedimos a colaboração de todas as autoescolas, instrutores e alunos para as regras de seguranças previstas para o combate ao Coronavírus”.
O prefeito Daniel Alonso também destacou a necessidade de seguir o protocolo de segurança e mais uma vez falou da importância de toda a população manter as regras de distanciamento, uso de máscaras, higienização constante das mãos e respeito às regras estabelecidas para prevenção contra a Covid-19.
“A população precisa ficar ciente que a única maneira de nós avançarmos de fase em relação ao Plano São Paulo é se todos, comerciantes, consumidores, neste caso específico, os alunos, os instrutores e aplicadores das provas, mantiverem respeito às regras de segurança”, afirmou o chefe do Executivo.

PROTOCOLO SANITÁRIO
Exame de prática de direção veicular

1. Agendamento do exame prático de direção veicular realizado exclusivamente de maneira eletrônica.
Os exames poderão ser distribuídos ao longo do dia, conforme logística da respectiva Unidade de Trânsito, com o propósito de evitar qualquer tipo de aglomeração.
2. Nas cidades que se encontram na fase vermelha do Plano São Paulo, não será permitida a realização dos exames de prática de direção veicular.
3. Nas cidades que se encontram na fase laranja do Plano São Paulo, deverá ocorrer uma redução da capacidade diária de realização dos exames, devendo a Unidade de Trânsito respeitar a proporcionalidade da demanda de cada CFC.
4. Nas cidades que se encontram na fase amarela do Plano São Paulo, deverá ocorrer uma redução da capacidade diária de realização dos exames, devendo a Unidade de Trânsito respeitar a proporcionalidade da demanda de cada CFC.
5. Intervalo de pelo menos 5 (cinco) minutos entre a realização de cada exame para a higienização obrigatória do veículo de aprendizagem.
6. O CFC deverá disponibilizar álcool em gel 70% para seus alunos.
7. Exigência de que o aluno, bem como o examinador, utilizem máscaras e luvas, e façam a higienização das mãos antes do início de cada exame. Fica proibido a utilização da mascára de proteção facial de acrílico dentro do veículo de aprendizagem.
8. Nos casos de utilização de máscaras e luvas descartáveis, o descarte desse material deverá ser realizado em local apropriado.
9. Para os exames nos veículos de duas rodas, fica proibido a utilização do capacete de forma compartilhada. Cada aluno deve levar seu próprio capacete.
10. Evitar contato físico, mantendo distanciamento mínimo de 2 (dois) metros, evitando assim qualquer tipo de aglomeração de alunos no local do exame.
11. Realização do exame prático com os vidros do veículo abertos. Fica proibido o uso de ar condicionado.
12. O aluno deve higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de assinar a lista de presença. Quando do manuseio da lista, deverá ser verificado o documento de identificação nas mãos do aluno. Caso haja necessidade de tocar no documento utilizar álcool em gel antes e depois.