12 ABR 2019
Prefeitura e Unimar firmam parceria e dão início ao Projeto Unicampo

Objetivo é fazer um diagnóstico geral das propriedades rurais e oferecer assessoramento e orientações técnicas

Parceria entre a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e a Unimar (Universidade de Marília), através dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, deu início nesta sexta-feira (12) à tarde ao Projeto Unicampo.

O projeto é um trabalho de extensão universitária e visa levar aos pequenos produtores rurais a tecnologia da Agronomia e da Medicina Veterinária, com objetivo de melhorar a qualidade da produção das propriedades rurais do município.

A parceria funcionará da seguinte forma: a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento indica as propriedades rurais a serem visitadas e cede também o transporte. Já a Unimar leva um professor de Agronomia e um de Medicina Veterinária, acompanhados de três alunos de cada um destes cursos, para a visita com o objetivo de fazer um diagnóstico da propriedade.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Prof. Dr. Fábio Manhoso, explicou como será feita esta análise. “Os professores e os alunos farão um diagnóstico higiênico e sanitário do rebanho, e também uma gestão nutricional, ou seja, tudo o que envolve o manejo dos animais e a própria produção do local. Feito este diagnóstico, iremos oferecer todo o assessoramento e a orientações técnicas para que os proprietários rurais tenham uma melhor produção e com mais qualidade.”

O projeto Unicampo acontecerá todas as sextas-feiras, a partir das 13h30. A Prefeitura dará o transporte até o local previamente escolhido pela Secretaria da Agricultura. “Trata-se de uma parceria benéfica para todos: o homem do campo terá todo o assessoramento e orientação; os alunos irão a campo e terão contato direto com a realidade do homem do campo; e a própria população, que terá produtos com mais qualidade para o consumo”, afirmou Fábio Manhoso.

O secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ricardo Cavichioli Scaglion, destacou a importância da parceria com a Unimar. “A gente agradece à Unimar por mais esta parceria e tenho certeza que todos serão beneficiados. Fico grato ao Prof. Dr. Fábio Manhoso que abriu as portas da Unimar para que firmássemos esta parceria.”

Fábio Manhoso lembrou ainda que o atual secretário municipal foi aluno da Unimar. “O Ricardo Cavichioli é médico veterinário formado na Unimar. Para nós isto é motivo de muita alegria. Hoje Marília tem um secretário municipal da Agricultura com conhecimento técnico da área.”