08 AGO 2020
SAÚDE
Chefe do Executivo participa de cerimônia de entrega da reforma e ampliação da ressonância magnética do Hospital das Clínicas

Neste sábado, dia 8 de agosto, ocorreu a cerimônia oficial de entrega, em portas fechadas, com a presença de poucas autoridades convidadas, em respeito ao distanciamento social, apropriado para o período de pandemia e combate ao novo coronavírus. O investimento de cerca de R$ 6 milhões para as benfeitorias foram custeadas pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio de recursos da Secretaria Estadual de Saúde.

A oferta deste exame aos pacientes do SUS para a região de referência do HCFAMEMA, envolvendo 62 municípios e 1,2 milhão de vidas, é fruto do constante empenho da Superintendência do HCFAMEMA junto ao governo do Estado.

A Instituição contou também com o apoio de importantes parcerias do Poder Legislativo para a nova aquisição.
Foi com a publicação da Ata da Secretaria Estadual de Saúde, no dia 27 de setembro de 2018, que este objetivo foi conquistado, autorizando o HC como órgão participante com direito de exercer a compra do equipamento por meio de registro de preço.

A obra de reforma e ampliação terminou no dia 26 de junho, tornando o antigo prédio da ressonância a nova porta de entrada para o recebimento de todos os pacientes que necessitam de exames por imagem, ao abrigar a recepção para o Serviço de Radiologia e Imagem do Departamento de Atenção à Saúde de Apoio, Diagnóstico e Terapêutica (DASADT) do HCFAMEMA.

Além do novo aparelho de ressonância, o prédio vai abrigar também os aparelhos de Raio-X, que ficavam em outro local, e o novo Centro de Recuperação, com leitos para que os pacientes atendidos fiquem mais seguros e confortáveis.

O novo aparelho de ressonância magnética, da marca Philips, modelo Ingenia Ômega, de 1,5 Tesla, com capacidade de sustentação de até 220 kg, com altura mínima de 70 cm, possui arquitetura de banda larga digital, que oferece não só uma imagem de melhor qualidade como resultados com maior velocidade. O equipamento tem capacidade de realizar até 440 exames por mês.

Como o equipamento é de última geração, será possível realizar exames em pacientes sedados (aqueles que não conseguem ficar imóveis por muito tempo, como algumas crianças, por exemplo). O HCFAMEMA será a única instituição em toda a região a oferecer esse tipo de procedimento no exame.

O prefeito de Marília, Daniel Alonso, parabenizou esta conquista para a população: “Todo investimento na saúde deve ser comemorado. Essa é uma importante conquista. Tínhamos essa pendência, de ter um equipamento de ressonância e hoje isto felizmente está sanado e com um equipamento de última geração.”

Segundo o secretário de saúde de Marília, Cassio Luís Pinto: “É uma conquista gigantesca, não só por ser um parque tecnológico de última geração, mas para benefício de toda a população, que terá disponível um equipamento tão inovador que oferece até trilha sonoro para o paciente se sentir tranquilo e seguro.”

Quem também prestigiou a entrega do prédio e do equipamento foi o secretário de Saúde de Adamantina, Gustavo Tanigushi Rufino: “Com certeza é um ganho muito grande para todos os 62 municípios e também para Adamantina, um aparelho novo para um serviço de extrema necessidade, fruto do empenho da Dra. Paloma e toda sua equipe.”

Colaboração texto: Assessoria Imprensa Hospital das Clínicas

Fotos: Mauro Abreu