10 AGO 2020
SAÚDE
Prefeitura comemora reconhecimento pela excelência na gestão dos sistemas da saúde em Marília
O reconhecimento deste trabalho foi publicado nesta sexta-feira no site do Ministério da Saúde

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, teve novamente reconhecido pelo Ministério da Saúde o trabalho realizado na gestão dos sistemas de saúde desenvolvidos pelo Núcleo de Informações da Saúde (NI), que pode ser conferido através do link https://aps.saude.gov.br/noticia/9456
O NI-Núcleo de Informações da Saúde é responsável hoje, além de outras demandas, pela gestão de todos os sistemas da saúde, dentre eles está o e-SUS APS, o Sistema de Prontuário Eletrônico, que é fornecido pelo Ministério da Saúde gratuitamente. É através dele que todo o atendimento das unidades de saúde é registrado e enviado ao Ministério da Saúde.
Marília é cidade piloto no e-SUS. O piloto nada mais é do que cidade parceira e que contribui com o desenvolvimento do sistema e recebe em primeira mão as novas versões do sistema e-SUS APS e do aplicativo e-SUS Território utilizado nos tabletes pelos agentes de saúde.
No Brasil existem apenas dez cidades parceiras e Marília é uma delas. Em julho do ano passado, foi renovado o termo de compromisso e reconhecimento como cidade-modelo.
Diego Henrique Carvalho Fassion, gestor de Sistemas da Saúde, afirma que a informatização da cidade, permitiu qualificar o trabalho da gestão. “Aprimoramos os relatórios gerenciais e realizamos inclusões de registro tardio. Foram avanços fundamentais para o controle e qualidade da gestão pública, o que nos permite economizar recursos, ou seja, trazer mais eficiência nos gastos públicos”, disse Diego Fassion, em entrevista ao Ministério da Saúde.
Desde então os avanços não param. Nos últimos meses foi iniciado o processo de migração do servidor do e-SUS para a plataforma cloud, ou seja, migração do servidor físico para a nuvem, avanço esse que só foi possível com a parceria e contribuição da Secretaria de TI do município.
Conforme as recomendações do Ministério da Saúde, Marília preparou um ambiente inovador e totalmente seguro,(onde tem um servidor dedicado para a aplicação e outro dedicado apenas ao banco de dados, com isso foi disponibilizado apenas para Marília e outras duas das cidades pilotos a versão 4.0 do e-SUS, versão inovadora que traz uma experiência única e possibilita maior agilidade no registro e na gestão das informações. Estes avanços foram fundamentais para o controle e qualidade da gestão, que nos permite economizar recursos e trazer mais eficiência nos gastos públicos.
“Neste último ano de trabalho, temos nos dedicado muito para qualificar as informações inseridas nos sistemas e na estrutura e modelo de gestão dos mesmos, pois isso interfere diretamente nos repasses ao município através do Governo Federal. Com isso, temos colhido bons resultados que são observados principalmente aos programas vinculados ao e-SUS”, afirmou o secretário de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior.

Fotos: Julio Cesar de Carlis