12 AGO 2020
PARCERIAS
Prefeitura faz homenagem a Irmão Minhão com nome em praça da zona leste da cidade
Homenageado era chefe e Consolidador do Grupo de Escoteiro Cristo Rei de Marília

A Prefeitura de Marília homenageou na manhã desta quarta-feira, dia 12 de agosto, o chefe do Grupo dos Escoteiros do Cristo Rei, Jean Paul Lebeau, conhecido por Irmão Minhão, dando o nome dele à praça localizada no entroncamento avenida Cascata, avenida Joaquim Cavina e rua Carlos Botelho, na zona leste da cidade.
Participaram da homenagem o prefeito Daniel Alonso; o presidente da Câmara, vereador Marcos Rezende; o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora; Gustavo Henrique Moretti Ferreira, diretor presidente do GE (Grupo de Escoteiros) Cristo Rei de Marília; Geraldo Benedito de Oliveira, diretor financeiro do GE; Débora Salsado Alves, diretora chefe da tropa do GE; Irmão Elton Lopes, diretor do Colégio Cristo Rei; ex-diretores e escoteiros do grupo; e senhoras Ivanice Piraccini e Ivete Faria Cola, mães de ex-escoteiros que estiveram no grupo desde criança até irem para a faculdade.
O prefeito Daniel Alonso Daniel Alonso destacou que a homenagem é feita pela história de Irmão Minhão que, apesar de não ter nascido em Marilia, adotou esta terra como sua. “O Irmão Minhão, como era carinhosamente chamado por todos,teve uma vida toda dedicada ao escotismo, iluminando com seu jeito a vida de muitos jovens que passaram pelo grupo de escoteiros Cristo Rei. Nada mais justo do que imortalizarmos o nome dele com o nome nesta praça que está localizada onde ele iniciou as atividades de escotismo desbravando este local”.
O diretor do Grupo de Escoteiros Cristo Rei, Gustavo Henrique Moretti Ferreira, lembrou que como professor nato e Chefe Escoteiro Irmão Minhão foi responsável pela formação de várias gerações e emocionado disse: “O grande chefe Minhão, com seus 92 anos, partiu para ‘o grande acampamento’, deixando muitas saudades, mas boas recordações a todos que tiveram a oportunidade e a felicidade de conviverem com uma pessoa tão especial como ele”.
O presidente da Câmara, Marcos Rezende, destacou a importância do homenageado na formação de muitos jovens de Marília. “O Irmão Minhão é um ícone do escotismo e é responsável pela formação de vários jovens. Fico muito feliz por ser o autor da propositura que permitiu ao prefeito Daniel Alonso prestar esta homenagem a ele, e não poderia ser mais simbólico com a nominação desta praça, que está localizada onde tudo começou há 50 anos com o desbravamento desta área toda da Cascata”.
HOMENAGEADO
Jean Paul Lebeau nasceu em 6 de fevereiro de 1925 em Montreal, no Canadá, tendo ingressado no seminário Mont-Sacré-Coeur de Grambye, Montreal em 1º de novembro de 1938, aos 13 anos, iniciando sua vida religiosa junto aos Irmãos do Sagrado Coração.
Atuou como professor no Canadá de 1943 a 1951, sendo transferido para o Brasil em julho de 1951 para a cidade de Campanha (MG).
Fez especialização em Ciências Naturais na Universidade Federal de Uberaba (MG) no período de 1959 a 1962, quando chega a Marília para lecionar matérias de Química e Desenho no Colégio Cristo Rei, quando também assumiu o Grupo de escoteiro Cristo Rei 100º SP, fundado em agosto de 1958 pelos irmãos Louis Philipe Cadoret e Padre Hermann Price.
Em 1996 recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadão Maríliense. De 1971 a 1972 concluiu o Grande Noviciado em Albano em Roma na Itália. Foi o primeiro professor de informática no Colégio Cristo Rei, atuando também como coordenador de Ensino e vice-diretor até o ano de 1995, sendo que a partir daí dedico-se plenamente ao Grupo de Escoteiro.
Irmão Minhão morreu no dia 9 de setembro de 2017 na cidade de Paraguaçu (MG).

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM