03 FEV 2021
Secretaria da Cultura abre inscrições para aulas do Projeto Teatro da Cidade
Projeto oferece 180 vagas para aulas gratuitas de Teatro para todas as idades, à partir de 6 anos

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, abrirá nesta quinta-feira, dia 4 de fevereiro, as inscrições para os cursos de teatro do Projeto Teatro da Cidade. Totalmente gratuito e com direito a certificado, podem se inscrever crianças, jovens e adultos; a idade mínima é seis anos.

As inscrições acontecerão até o dia 18 de fevereiro, às 17h, e poderão ser realizadas através do link: https://forms.gle/DwS4sQgCDgpczaHc6, ou através do Blog da Secretaria da Cultura: www.culturamarilia.blogspot.com.br.

Serão oferecidas 180 vagas, divididas em diversas turmas:  Infantil I (30 vagas) / Infantil II (30 vagas) / Pré-juvenil (30 vagas) / Juvenil (30 vagas) / Adulto  (30 vagas) /Melhor Idade (30 vagas).

As vagas serão preenchidas por ordem de inscritos até totalizar 30 alunos por turma. As inscrições que ultrapassarem o número de vagas formarão uma lista de espera, sendo chamadas para matrícula em ordem crescente havendo alguma desistência de aluno na respectiva turma em que se inscreveu.

As aulas terão início no dia 2 de março de 2021, podendo ser online ou presencial, respeitando as condições sanitárias. A sede do Projeto Teatro da Cidade fica na Casa de Cultura, na Av. Santo Antônio, nº 136, bairro Barbosa.

De acordo com o secretário municipal da Cultura, André Gomes, o objetivo da Casa de Cultura é fomentar a transformação das pessoas e o desenvolvimento cultural por meio de capacidades inventivas, contribuir para a formação de cidadãos conscientes do significado de suas vidas em sociedade.

“O Projeto Teatro da Cidade vem cumprindo a proposta com êxito e sabedoria, sobretudo nesse momento de pandemia em que as pessoas encontram-se mais fragilizadas.  Trata-se de efetiva polícia pública de cultura, da qual todo cidadão tem direito, além da oportunidade para iniciar ou aprimorar o contato com as artes, formando pessoas interessadas nas linguagens artísticas”, disse o secretário.

“O Projeto existe há dez anos e tem dado contribuição significativa para o fomento do teatro amador na cidade. Ao longo dos anos aumentamos o número de professores e monitores, e providenciamos recursos para aquisição de cenários e figurinos. Em 2018 viabilizamos nova sede, um espaço próprio na Casa de Cultura, garantindo infraestrutura adequada para realizar aulas, ensaios e dinâmicas de criação. Em 2021 estamos preparados para a continuidade do Projeto, com a qualidade proposta aos alunos”, destacou André Gomes.

Segundo Márcio Martins, coordenador do Teatro da Cidade, “o Projeto tem uma trajetória de grande relevância na formação artística teatral em Marília. Estamos iniciando nossa 10° Edição, momento em que celebramos inúmeras experiências e desafios vencidos ao longo desses  dez anos de existência”.

Para 2021, o trabalho de planejamento das aulas e atividades, vem se desenvolvendo, com novas perspectivas e também com todo o cuidado, a fim de zelar pela saúde e o distanciamento social, que o momento nos pede, através de encontros semanais com os alunos de forma virtual, e gradativamente, e à medida que diminuir as restrições e as condições forem adequadas e seguras, as aulas presenciais voltarão a acontecer, tomando todas as medidas de segurança e normas preventivas quando a saúde dos alunos e equipe.

As aulas virtuais desenvolvidas pela equipe são dinâmicas, e mesmo que em suas casas, os alunos são convidados a essa experiência das artes cênicas, com propostas didáticas e práticas que também contribui muito para o exercício da criatividade, da observação e emancipação dos participantes. Ao longo das atividades propostas pelos professores, os alunos acabam desenvolvendo muito mais do que a interpretação, pois passa também pela produção, criação, confecção de figurinos, adereços, cenografia, direção e noções de dramaturgia voltadas para o palco e tecnologias audiovisuais.

A equipe do projeto conta com arte-educadores representantes das artes cênicas em nossa cidade como: Calu Monteiro, Gabriele Medeiros, Letícia Rodrigues, Lívia Zaneti e Márcio Martins.

A 10° Edição do Projeto Teatro da Cidade, trará novidades, com materiais desenvolvidos pela equipe, que facilitarão o desenvolvimento do aluno, mesmo ainda em distanciamento social.

“Nossa expectativa, quando possível, o retorno presencial com os alunos, é de que eles tragam toda essa experiência, estudos e práticas que desenvolveram, individualmente e em grupos virtuais, para o palco e sala de aula. Onde sempre caminhamos, como em edições anteriores para montagens de belos espetáculos, oferecidos posteriormente a toda comunidade”, destacou Márcio Martins.

Outras informações podem ser obtidas através dos telefones: (14) 98111-8408 (WhatsApp da Secretaria da Cultura) ou (14)3434-1889 (Casa de Cultura) .

Datas e Horários das turmas:

Infantil I – 6 a 10 anos – aulas aos sábados das 9h às 12h
Infantil II – 10 a 12 anos – aulas aos sábados das 9h às 12h
Pré-Juvenil – 12 a 15 anos – aulas às terças-feiras das 14h às 17h
Jovem – 15 a 18 anos – aulas às terças-feiras das 18h30 às 21h30
Adulto  – 18 a 50 anos – aluas às quartas-feiras das 18h30 às 21h30
Melhor Idade – acima de 50 – aulas às quartas-feiras das 9h às 12h.

Noticia cinegoria-e-clube-de-cinema-de-marilia-promovem-esquenta-para-o-laboratorio-de
Ontem
Cinegoria e Clube de Cinema de Marília promovem ‘esquenta’ para o laboratório de desenvolvimento de roteiros
Noticia marilia-podera-ter-avancos-com-a-aprovacao-de-leis-municipais-de-apoio-permanente-ao