29 MAR 2019
CULTURA

Em Marília, o Circuito acontece neste sábado (30) na Praça Maria Izabel das 16h às 21h30 e contará com atividades de artes visuais, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologia e artes, das. Para a realização do Circuito Sesc de Artes, o Sesc São Paulo conta com a parceria da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria da Cultura e Sincomércio. A coordenação dos trabalhos envolve equipes de diversas unidades do Sesc em todo o Estado.

Esta é a 11ª edição do Circuito Sesc de Artes  que conta com uma caravana com artistas de diversos lugares do Brasil e do mundo, divididos em roteiros,  e que viajam  pelo estado de São Paulo

De atmosferas poéticas a explosões de cenas, de performances solo a grandes  grupos, de trabalhos manuais a realidade virtual, o Circuito Sesc de Artes envolve no geral 100 programações culturais em mais de mil apresentações artísticas em espaços públicos de todo estado, sempre com atrações gratuitas para todas as pessoas.

Realizado desde 2008, o circuito tem como objetivo estimular a circulação e a difusão de trabalhos artísticos, inspirar diversos usos para os espaços públicos e ampliar as possibilidades de convivência.

“A importância do projeto está, sobretudo, ligada ao caráter democrático das ações, pensadas para aproximar o público das mais diversas formas de expressão da arte e de seus conteúdos. Ao levar as atividades para as praças, o Circuito Sesc de Artes cria pontes significativas entre as pessoas, os artistas e o próprio espaço”,explica Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc SãoPaulo.

Destaques da programação

Entre os destaques da programação que passa por Marília, Pompéia, e Avaré, está o espetáculo teatral Sanfona Velha do Fole Furado que aborda a cultura popular da região nordeste do Brasil. Com teatro de bonecos e música ao vivo a peça conta a história de Severino do Xaxado, neto de cangaceiros, medroso e encantado pela sanfona que vai ao Rio de Janeiro com o sonho de ser um músico de sucesso.

Na área de música a banda Mango Mambo faz uma mistura entre Brasil, Argentina e México. O resultado é uma sonoridade com base em metais, cordas e percussão, lembrando as tradicionais orquestras caribenhas, com muito ritmo.

Programação completa:

Circo

POIN & Circo– POIN (SP) e Cia Suno (SP)

O projeto, concebido pela Cia. Cabelo de Maria, reúne a Pequena Orquestra Interativa (POIN) com a Cia Suno, em um espetáculo de música, circo e interação com o público. A POIN tem sete integrantes com influência da música cigana e dos Balcãs. Com ritmo contagiante, os músicos convidam a plateia para assumir instrumentos e participar dos shows. Já a Cia. Suno é uma dupla de artistas que trabalha a linguagem do palhaço, mímica, teatro físico e dança.

Mango Mambo (Brasil, Argentina e México)

A banda de música latina foi criada em 2015 pelo multinstrumentista argentino Maximiliano Martínez. Sua sonoridade é baseada em metais, cordas e percussão, como as tradicionais orquestras caribenhas, resultando em versões de canções tradicionais ou composições originais com muito ritmo e proximidade com o público. Além de se apresentar em bares e casas de shows, a banda costuma sair para ruas e praias para seu baile latino.

Dança

Lords of Krump (SP)

Formado no Capão Redondo, zona Sul de São Paulo, o grupo tem um trabalho de pesquisa sobre o krump, estilo de dança surgido em Los Angeles nos anos 1990 que tem como característica a agilidade, o contato entre os dançarinos, a dramaturgia e movimentos inspirados em luta. Além da apresentação, o Lords of Krump também vai convidar o público para uma oficina do estilo.

Tecnologias e Artes

Pinball Analógico e Mini banquetas– Roberto Stelzer (SP)

Os participantes da oficina terão contato com fabricação digital na montagem de uma banqueta Resta1, com material pré-cortado a laser. Eles vão destacar as peças e montar cada parte com cola branca. O público ainda poderá brincar com as máquinas de pinball analógicas, construídas apenas com madeira, parafusos e elásticos. Os educadores divulgam a cultura “maker” e do “DIY – do it yourself”, o faça você mesmo.

Sanfona Velha do Fole Furado– Cris Miguel & Danilo Tomic (SP)

Os artistas utilizam teatro de bonecos e música ao vivo para contar a história de Severino do Xaxado, neto de cangaceiros, medroso e encantado pela sanfona que vai aoRio de Janeiro com o sonho de ser um músico de sucesso. Todo o enredo é baseado na cultura popular do Nordeste, com elementos do repente, cordel e xilogravura, e também nas canções de Luiz Gonzaga, grande homenageado do espetáculo.

Universo HQ– TG3 Design e Conteúdo (SP) e Coletivo Rodas de Leitura (SP)

A atividade é montada a partir de um carrinho de carga, do qual saem livros, bancos, espreguiçadeiras, tapetes e a sinalização do espaço. A praça ganha um ambiente confortável e todo destinado às histórias em quadrinhos. A mediação de leitura ficará a cargo do Coletivo Rodas de Leitura.

Cinema

Cinema em Realidade Virtual– Parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (SP)

O público é convidado a experimentar a tecnologia imersiva que vem abrindo possibilidades de linguagens de cinema e novas formas de contar histórias. Será apresenta do um panorama da produção recente com filmes curtos que exploram novos caminhos para a experiência em VR (“virtual reality” / realidade virtual).

Serviço:

CIRCUITO SESC DE ARTES 2019

Grátis. Livre para todos os públicos.

Dia 30 de março, sábado, das 16h às 21h30

Praça da Igreja São Bento

A programação completa está na internet: sescsp.org.br/circuitosescdeartes

29/03/2019