08 FEV 2021
Prefeitura realiza ação em Padre Nóbrega para conter o mosquito da dengue

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Zoonoses, realizou nos últimos dias diversas ações para o combate ao mosquito Aedes aegypti. A intervenção foi realizada especificamente no distrito de Padre Nóbrega no ultimo dia 30. A ação foi necessária para reduzir o número de casos de dengue que estão sendo confirmados naquela região.
Durante a ação foi encontrada quantidade volumosa de materiais inservíveis descartados pela própria população, de forma irregular, as quais acumularam água e permitiram a reprodução do mosquito. “Encontramos muitas larvas do mosquito no local”, afirma Rafael Colombo Filho, supervisor de Zoonoses.
A ação contou com servidores da Secretaria Municipal da Saúde, entre eles, supervisores de saúde, agentes de combate de endemias e trabalhadores braçais, que além de remover parte do material, realizou o tratamento químico focal naqueles locais em que os criadouros não podiam ser removidos.
Já no dia 6 as ações de busca e eliminação dos criadouros continuaram sendo realizadas, por meio das visitas casa a casa, tratamento químico focal, aplicação de inseticidas adulticidas e também orientação à população sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti existente naquele local, bem como a respeito dos cuidados que deveriam tomar para impedir o aumento na infestação e a ocorrência da doença.
Os entulhos e demais materiais encontrados foram retirados das vias públicas com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública (SMALP). No entanto, em alguns locais houve novamente descarte de material pela própria população, havendo um retrabalho de limpeza no local que havia acabado ser limpo.
Na avaliação da equipe de zoonoses todo o trabalho realizado nestes dias foi muito positivo, permitindo eliminar muitos criadouros do mosquito. Além disso, foi fundamental orientar a população (com carro de som nas ruas e orientação casa a casa pelos Agentes de Controle de Endemias) sobre a ocorrência de casos de dengue nestes locais, bem como a necessidade de colaboração das pessoas na manutenção da limpeza e denúncia daqueles que porventura jogarem lixo nos locais que foram limpos.
“Desta forma, solicitamos o apoio de todos que moram ou circulam nestes locais para que denunciem atos deste tipo, por meio dos canais de ouvidoria, ou seja, telefone (0800 7766 111) e e-mail ([email protected]). A participação da população é fundamental na vigilância do local e na denúncia dos infratores, assim como permitindo que os trabalhadores realizem a aplicação dos inseticidas nos locais de risco”, disse Cássio Luiz Pinto Júnior, secretário municipal de Saúde de Marília.