12 FEV 2021
NOTA – AÇÕES DE COMBATE À DENGUE

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que, diante da confirmação de 141 casos de dengue já nas cinco primeiras semanas epidemiológicas de 2021, foram programadas para este sábado, dia 13 de fevereiro, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que envolverão os Agentes de Combate de Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde de unidades diversas, que atuarão nas áreas de abrangência das seguintes unidades de saúde: USF Aeroporto, UBS Alto Cafezal, Jardim Marília, USF Lácio, UBS São Judas, USF Primeiro de Maio, USF Figueirinha, UBS Planalto e UBS Santa Antonieta.
A Secretaria Municipal da Saúde determinou a intensificação dos trabalhos de controle do vetor diante do aumento abrupto do número de casos.
As equipes de saúde vêm realizando visitas domiciliares a todos os imóveis de suas áreas de abrangência, uma vez que a doença se apresenta de forma disseminada, e as áreas mais afetadas, ou que apresentem fatores de risco especiais, vêm recebendo atenção especial, por meio de ações específicas.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Limpeza Pública tem se empenhado na remoção de materiais inservíveis descartados em locais inadequados, e o trabalho de aplicação de inseticidas, restrito aos locais onde casos da doença são confirmados, é realizado por empresa especializada.
Considerando o risco que representa a transmissão de arboviroses num momento em que todo o país se encontra envolvido na luta contra a pandemia de Covid é imprescindível que a população exerça vigilância cuidadosa sobre suas residências e seus locais de convivência, de forma a garantir que o mosquito Aedes aegypti não encontre meios de se proliferar, lembrando que o atual período, de chuvas frequentes e altas temperaturas favorece sua reprodução.

Diretoria de Divulgação e Comunicação
Prefeitura de Marília