22 FEV 2021
Prefeitura entrega novo Raio X, Processador Digital e Gerador ao PA Zona Sul
Aparelhos foram adquiridos através de emenda parlamentar da deputada Leci Brandão, com recursos próprios do município e recurso vinculado federal

O prefeito Daniel Alonso realizou na tarde desta sexta-feira, dia 19 de fevereiro, a entrega dos novos equipamentos de Raio X, Processador Digital e Gerador para o PA (Pronto Atendimento) “Sinara Mesquita Serva”, que fica na rua Antônio Pereira da Silva, 288, no bairro Vila Hípica, zona sul da cidade.
A entrega dos equipamentos contou também com a presença do secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, sendo que o investimento total foi de R$ 270.658,33, sendo R$ 55.000,00 de uma emenda parlamentar da deputada estadual Leci Brandão (PC do B), R$ 117.658,33 de recursos próprios do município e R$ 98.000,00 de recurso vinculado federal.
Com os novos equipamentos, a Prefeitura de Marília vai economizar cerca de R$ 100 mil anuais, já que o aparelho que atualmente está em funcionamento no PA Sul pertence à Unimar e está locado para a realização dos exames no local.
Daniel Alonso destacou a importância dos novos equipamentos para o PA Sul. “Quem ganha com isso é toda a população atendida no PA, pois são equipamentos modernos e com melhor resolução de imagens, facilitando os diagnósticos. Além disso, o Raio X que está no local pertence à Unimar e a Prefeitura pagava o aluguel desse equipamento. Com isso, iremos economizar aproximadamente R$ 100 mil por ano assim que estiverem em funcionamento, o que irá acontecer já nos próximos dias.”
O chefe do Executivo agradeceu à deputada Leci Brandão pela emenda parlamentar. “Recebemos a deputada durante a nossa primeira gestão e, através da sua emenda parlamentar, conseguimos viabilizar o compra do RX e do Processador Digital. Em nome da população de Marília, agradeço o apoio da Leci Brandão.”
O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, disse que os novos equipamentos serão de grande importância para otimizar os exames realizados no PA. “São equipamentos modernos que irão nos permitir uma celeridade na realização dos exames. O fluxo de atendimento no PA é bastante alto e com esse novo Raio X conseguiremos atender ainda melhor a nossa população.
OS NOVOS EQUIPAMENTOS
O Conjunto Radiológico, da marca Tecno Design, Modelo TD500HF-CGB/40, foi adquirido no valor de R$ 85.890,00 junto à empresa Creare Electronics Indústria e Comércio Ltda. EPP, da cidade de Salto (SP), e está registrado na Anvisa/MS sob o número 801764200003.
A descrição simplificada do produto é a seguinte: estativa porta-tubo base giratória independente; mesa com tampo flutuante, grade anti-difusora oscilante e bandejas do bucky em aço inox; bucky mural com grade anti-difusora oscilante e bandejas do bucky em aço inox; gerador de alta tensão de alta frequência, 50kHz, 40kW, de 50 a 630 mA, 125kV, tempos de 0,002 a 5 segundos; alimentação 220/380V Trifásica, 60kVA; colimador luminoso ajustável com timer e lâmpada de 100W; par de cabos de alta tensão 7,0 metros 150 kV; e unidade selada com tubo de Raios X com focos de 1,0 mm, 22,5 kW e 2,0 mm, 47 kW, 125kV.
Já o Processador Digital, da marca AGFA, Modelo CR15-X, foi adquirido junto à empresa Indústria Brasileira de Filmes (IBF), cuja sede fica na cidade de Duque de Caxias (RJ), no valor de R$ 86.768,33.
O Gerador, da marca Gera Power Brasil, Modelo GF3-220, foi adquirido da empresa WR Equipamentos e Máquinas Ltda. EPP, da cidade de Belo Horizonte (MG), no valor de R$ 98.000,00.

Fotos: Mauro Abreu e Julio Cesar de Carlis