23 FEV 2021
CULTURA
Projeto Recicloteca completa três anos incentivando o reuso de materiais e promovendo à Educação Ambiental
Projeto tem o objetivo de orientar à população quanto à importância na redução de extração de insumos do meio ambiente para produção de materiais semelhantes, passíveis de reaproveitamento

Criado pela Prefeitura de Marília, com a coordenação do Interlocutor do Programa Município Verde Azul e Chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, o Projeto Recicloteca tem por objetivo incentivar à população a reutilizar materiais que seriam descartados em aterro sanitário, propagando conhecimento e promovendo a Educação Ambiental sobre a importância do reuso, em promoção à sustentabilidade.
“Quando elaboramos este projeto, a ideia era apresentar uma ação simples à população, que pudesse transmitir o pensamento sustentável na prática, através de ações de fácil execução, onde todos os marilienses pudessem participar, desde as crianças em idade escolar até nossos idosos. Através do Programa Município Verde Azul, alcançamos o “brainstorm”, que é uma tempestade de ideias, onde conhecemos e apresentamos diversas sugestões aplicadas em vários municípios do Estado de São Paulo a todos os interlocutores envolvidos no Programa. Marília engatinhava no tema “sustentabilidade” e precisávamos de algo simples, de fácil entendimento pela população e que trouxesse benefícios ambientais e conhecimento sobre o tema aos colaboradores. Assim, optamos pela customização de geladeiras inutilizadas, que seriam descartadas, adesivando e preparando estas para receberem os livros, tal qual um armário, e pedimos a participação popular através da doação de livros que não eram mais utilizados, e seriam descartados. O início ficou acima da expectativa, onde montamos diversos modelos, e instalamos em alguns espaços públicos, como Ganha Tempo, Rodoviária intermunicipal, UBS São Miguel, Centro de Educação Ambiental, dentre outros lugares. A pandemia dificultou a doação de recursos e matérias primas durante 2020, mas, agora com a chegada da vacina à população, estamos reorganizando o projeto para aumentar o número de unidades na cidade, objetivando alcançar todas as Unidades Básicas de Saúde do município, incentivando os moradores de cada bairro a doarem livros, e levarem unidades para casa, promovendo o reuso deste material e incentivando à leitura junto à população mariliense. O Projeto Recicloteca foi reconhecido e premiado pelo Programa Município Verde Azul, e ajudou na Certificação Ambiental de Marília, onde ocupamos a primeira colocação no ranking ambiental no tema “Município Sustentável”, com nota máxima”.
O Projeto Recicloteca recebe doações de livros e geladeiras usadas no Centro de Educação Ambiental, no Bosque Municipal, ou pelo telefone 3401-2000, com Wilson Hakamada.