23 FEV 2021
Prefeitura atualiza reorganização da rede de unidades de saúde
Secretaria Municipal de Saúde desmente boato de fechamento e anuncia mudanças em quatro unidades

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, atualizou novamente a reorganização das unidades de saúde, de acordo com critérios técnicos de demanda de atendimentos.
A reorganização atual, que está em vigor desde a última segunda-feira, dia 22 de fevereiro, atingiu quatro unidades de saúde: USF (Unidade Saúde da Família) Aniz Badra, que passou de Monitoramento para Unidade Assintomática; USF Tóffoli, que passou de Monitoramento para Unidade Assintomática; UBS (Unidade Básica de Saúde) JK, que passou de Sintomática para Monitoramento; e UBS São Miguel, que passou de Sintomática para Monitoramento.
A Secretaria Municipal de Saúde aproveitou para desmentir boato de que a cidade estaria fechando algumas unidades. “Em hipótese alguma isso aconteceu e ou vai acontecer. Estamos apenas fazendo uma atualização da reorganização das unidades, de acordo com critérios técnicos de volume de atendimentos”, disse o secretário Cássio Luiz Pinto Júnior.
De acordo com o secretário, o número de atendimentos nas unidades caiu de 11 mil semanais para pouco mais de 3.000 semanais.  “Com isso, algumas unidades sintomáticas respiratórias, que estavam com um atendimento muito reduzido, passaram para unidades de monitoramento. Essa reestruturação é necessária para atender às unidades que estão com demanda maior. Isso é natural e atende essa necessidade. Assim, racionalizamos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e otimizamos o RH (Recursos Humanos)”, oferecendo uma melhor assistência e cuidado com a saúde do munícipe, afirmou o secretário.
A reorganização atual da Rede Municipal de Atenção Primária à Saúde está assim (ver também mapa em anexo):
Sintomáticas Respiratórias (seis unidades): UBS Nova Marília, UBS Cascata, USF Argolo Ferrão, UBS Castelo Branco, USF Santa Antonieta III/Liliana e USF Jardim Maracá.
Assintomáticas Respiratórias (24 unidades): USF Santa Augusta, UBS Planalto, USF Parque dos Ipês, USF Vila Real, USF Tóffoli, UBS Costa e Silva, USF Vila Hípica, USF Santa Paula/Marajó (duas equipes), USF Jóquei Clube, UBS Chico Mendes, USF Jardim Marília, UBS Alto Cafezal, UBS Bandeirantes, UBS São Judas, USF Altaneira, USF Vila Nova, USF Vila Barros, USF Jânio Quadros, USF Aniz Badra, USF Figueirinha/1º de Maio (duas equipes), USF Parque das Nações, UAS Santa Antonieta, USF Jardim Julieta/Santa Antonieta II e USF Padre Nóbrega/Vida Nova Maracá (duas equipes).
Monitoramento (10 unidades): USF Jardim Cavallari, USF Jardim Teruel, USF Três Lagos, USF Jardim América IV, UBS São Miguel, UBS JK, USF Palmital, USF Aeroporto, USF Novo Horizonte e USF Jardim Renata.
Mistas (atendimento aos assintomáticos e sintomáticos – 8 unidades): USF CDHU/São Bento, USF Lácio, USF Dirceu, USF Santa Helena, USF Rosália, USF Avencas, USF Flamingo e USF Amadeu Amaral.