24 FEV 2021
SAÚDE
Banco de Leite Humano precisa urgente de maior número de doadoras para atender demanda dos hospitais
Órgão conta com 25 doadoras atualmente, sendo que o número ideal seria ter no mínimo 100

O BLH (Banco de Leite Humano) de Marília, órgão da Secretaria Municipal da Saúde, está precisando urgentemente de um maior número de doadoras de leite materno, com o objetivo de atender a demanda dos hospitais.
Segundo a enfermeira Sandra Domingues, responsável pelo Banco de Leite, o ideal era contar com pelo menos 100 doadoras, sendo que atualmente tem apenas 25.
“A situação é crítica mesmo e por isso estamos fazendo esse apelo às mães que estão amamentando. Precisamos aumentar o número de doadoras para que consigamos suprir a necessidade das crianças que estão na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e precisam do leite materno. Temos 25 doadoras e precisaríamos ter no mínimo 100 pra conseguirmos trabalhar com segurança”, afirmou Sandra Domingues.
As mães que estão amamentando devem entrar em contato com o Banco de Leite Humano pelo telefone 3413-8696, como explica Sandra.
“Basta que essas mães liguem para o Banco de Leite e aí a nossa equipe vai até a casa das mães doadoras, entregando o material para a coleta e armazenamento desse leite, além de passar todas as orientações a essas mães. E uma vez por semana a gente vai buscar o leite coletado para atender à demanda dos hospitais”, disse a enfermeira responsável do BLH.
Além de Marília, o Banco de Leite tem posto de coleta nos seguintes municípios da região: Garça, Alvinlândia, Lupércio, Campos Novos Paulista, Pompeia, Quintana, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Lucélia e Adamantina.
“Esses municípios enviam o leite coletado para o Banco de Leite, onde é processado, analisado e posteriormente enviado para os bebês de UTI neonatal do Hospital Materno-Infantil, do Hospital Universitário da Unimar e da Santa Casa”, afirmou Sandra.