24 FEV 2021
CORONAVÍRUS
Marília está entre as cidades mais eficientes na redução dos danos provocados pela Covid-19
Município tem o 13º melhor resultado entre aqueles que mais salvaram vidas na pandemia

Marília está entre as cidades mais eficientes na redução dos danos provocados pela pandemia da Covid-19 (Novo Coronavírus), segundo apontaram indicadores de instituições estaduais e federais. A gestão da pandemia, em Marília, colocou o município entre os que mais salvaram vidas durante esse período de pandemia.
Há quase um ano, quando o Brasil registrou a primeira morte, a expectativa da população é que os governos tomem medidas que possam tanto salvar vidas, quanto reduzir o impacto econômico na maior crise sanitária dos últimos 100 anos.
Números da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), órgão do governo do Estado de São Paulo, coloca Marília como a 13ª cidade paulista que menos perdeu vidas para o vírus.
O estudo considera municípios com mais de 100 mil habitantes. Em São Paulo, 81 cidades já atingiram essa população. Marília conta com 232 mil moradores, segundo a Fundação Seade. Pela estimativa, divulgada anualmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população mariliense é de 250.490 habitantes.
Para efeito estatístico, a taxa é obtida sobre a base de 100 mil moradores. Os dados apurados até esta quarta-feira (24) apontam que Marília tem taxa de 85 óbitos a cada 100 mil habitantes.
O melhor desempenho, entre as 81 cidades, é de Itatiba (região de Campinas), onde vivem 119.084 pessoas. A cidade perdeu 38 moradores a cada 100 mil.
São Caetano do Sul, na Região Metropolitana de São Paulo, teve mais perdas entre as cidades do levantamento. Lá foram 397 mortes atribuídas ao vírus, uma taxa de 262 óbitos a cada grupo de 100 mil moradores.
Análise
Para o médico Carlos Alberto Eid, autor de estudos que mapearam taxa de óbitos e de casos proporcionais em municípios paulistas, os números podem refletir a gestão da pandemia – ao longo dos 11 meses – além de fatores como rede de assistência à saúde.
Ele alerta, porém, que o fato da cidade ter, relativamente, taxas consideradas baixas não significa que não possam enfrentar momentos críticos.
“Araraquara, por exemplo, é uma cidade que está sofrendo com aumento de casos, internações e mortes. Está em lockdown. E trata-se de um dos municípios com a menor taxa de óbitos do Estado (5º menor), mas está vivendo uma fase complicada, que exige a conscientização das pessoas”, alerta.
Eid defende que os dados da Fundação Seade, ao longo de 11 meses, não refletem o momento de uma pandemia, na qual bastam alguns dias de relaxamento para grande propagação do vírus.
“O que aconteceu no final de dezembro, nas festas de final de ano, foi terrível para a maioria das cidades, resultando em muitas mortes no mês de janeiro”, alertou.
O médico destaca, porém, que os dados comparativos entre municípios são importantes para os gestores, porque permitem nortear ações do Poder Público.

Colaboração de Texto: Site Marília Notícia