25 FEV 2021
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
SELJ lança Projeto Social “Descobrindo seus Limites” para jovens atletas no poliesportivo Pedro Sola
Projeto visa aperfeiçoar a parte técnica de jovens valores e através de testes físicos são avaliados o potencial de cada jovem atleta

A SELJ (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude) lançou esta semana o projeto social “Descobrindo Seus Limites”, através do atletismo que é desenvolvido no poliesportivo “Pedro Sola”.
Com a supervisão do atleta paraolímpico Aurélio Guedes, crianças, jovens e adultos estão descobrindo uma atividade esportiva voltada para a saúde, lazer e até profissional.
O projeto visa aperfeiçoar a parte técnica de jovens valores e através de testes físicos são avaliados o potencial de cada jovem atleta.
“Recebi esta incumbência do secretário Daniel Sabino para avançarmos numa fase mais aguda, voltada para campeonatos que vem aí pela frente. Então desenvolvemos várias atividades que já estão dando importantes frutos”, destacou Aurélio Guedes.
Além de capacitação de atletas que num futuro breve estarão defendendo Marília em competições estaduais e nacional, dentre o leque de atividades está a preparação de jovens para concursos públicos.
É o caso de Mayhara Cristiane Pinheiro, que chegou para treinar para o concurso da Policia Militar. A exigência mínima é alcançar 1.800 metros num espaço de tempo curto. No primeiro treino conseguiu atingir 500 metros. Através de treinos mecânicos, postura, coordenação e respiração, saltou em pouco tempo para 1.650 metros. Hoje já atinge 2.150 metros com certa facilidade.
“Quando assumimos a SELJ recebemos do prefeito Daniel Alonso a missão de avançarmos no esporte como um todo. Os meios estão sendo oferecidos e através de uma equipe enxuta, mas competente, vamos avançar ainda mais”, destacou o secretário.
No Pedro Sola, as aulas de atletismo com o atleta Aurélio Guedes são oferecidas de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30 (para os adultos) e para as crianças, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 16h às 17h.
“É do conhecimento geral que hoje um dos grandes causadores de obesidade infantil e inúmeras doenças é mesmo a falta de atividade física como rotina nas fases de criança e jovem (o perigoso sedentarismo). Por isso é necessário incentivar a criança à prática esportiva”, apontou Guedes.
“Além disso é uma forma de despertar nesses jovens a possibilidade de se tornarem futuros atletas, espelhados em grandes nomes que representam Marília e também nos jovens que integram a equipe de atletismo que tanto nos orgulha em competições oficiais”, finalizou o secretário Daniel Sabinho.

Foto: Christian Cabrini/SELJ