08 MAR 2021
PARCERIAS
Autoridades se unem para acelerar início das obras de duplicação e modernização da BR153 em Marília

Marília recebe nesta terça-feira, dia 9, o evento “Movimento Duplicação da BR153”. O encontro ocorre a partir das 10h no auditório do 2º andar da Prefeitura de Marília e é mais uma iniciativa para acelerar a autorização e início das obras de duplicação e modernização de uma das rodovias mais importantes do Brasil, a famosa BR153.
O prefeito Daniel Alonso, anfitrião do evento, deve recepcionar as autoridades, entre elas, o deputado federal Capitão Augusto; e a suplente a deputada estadual Dani Alonso, que também teve importante participação nessa luta. Diversos prefeitos da região também estarão presentes no evento. Todo o encontro terá os protocolos de saúde, determinados pelo Ministério da Saúde em combate ao coronavírus.
Desde que assumiu uma das cadeiras na Câmara dos Deputados, o deputado federal Capitão Augusto criou e liderou uma Frente Parlamentar que acelerou as ações para que o trecho paulista dessa rodovia fosse duplicado, entre Ourinhos e Jaci, passando por mais de 40 cidades, entre elas, Marília, Lins e São José do Rio Preto.
Um evento em junho de 2018 em Marília fez o lançamento da Frente Parlamentar com a assinatura de diversos deputados e ajudou a acelerar o cronograma para acelerar o início das obras.
Dentro do projeto que já foi apresentado pela Concessionária TransBrasiliana, haverá prioridade para as obras do contorno de Marília, o que desafogará até 70% do tráfego urbano, disse o prefeito de Marília, Daniel Alonso.
"Quero agradecer o deputado federal Capitão Augusto, um guerreiro incansável que trabalha com várias frentes, uma delas é essa e será muito bem vinda para Marília e toda região, vamos modernizar toda essa região com essa obra", salientou o chefe do Executivo.
REDUÇÃO DO TEMPO DE VIAGEM
A BR-153/SP sofre descontinuidade no entroncamento com a SP-333, altura do km 230, início do trecho urbano de Marília. Tanto em sentido sul quanto norte, os usuários precisam acessar a SP-333 e a SP-294 (Rodovia do Contorno) para voltar à BR-153.
Como resultado, existe uma sobrecarga de tráfego, principalmente no trecho urbano de Marília. Em média passam por este local mais de 20 mil veículos vindos das três rodovias que se interceptam no município. Veículos pesados, vindos da BR-153, misturam-se com o tráfego da rodovia do Contorno, além do tráfego urbano, aumentando o índice de acidentes, de severidade dos acidentes, prejudicando a fluidez do tráfego, a qualidade pavimento.
Com a implantação do Contorno, que terá 34 quilômetros de extensão, o motorista não terá mais a necessidade de trafegar pelo trecho urbano reduzindo seu percurso em cerca de 5 km e seu tempo de viagem em cerca de 15 minutos.
Os benefícios para o motorista e a sociedade em geral, incluem ainda: a redução do consumo de combustível, da poluição do ar no trecho urbano, além de proporcionar ainda mais segurança e conforto. O contorno terá início no km 230 e terminará no km 268, próximo à praça de pedágio de Vera Cruz.
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO CONTORNO EM NÚMEROS
Valor do investimento: Aproximadamente R$ 768 milhões
Extensão do Contorno: 34,056 quilômetros (do km 227,961 até o km 268,080)
Duração da obra: previsão de 7 anos (2 anos para desapropriações e licença ambiental mais 5 anos para execução)
Quantitativo de Obras: Construção de dispositivos e viadutos (9), pontes (4), 3 km de pista com 3 faixas, travessias de fauna (10)
Geração de empregos: 540 diretos e 1.200 indiretos
Geração de impostos para Marília e região: R$ 63 milhões de tributos estaduais (ICMS), R$ 33 milhões em tributos federais (PIS, COFINS) e municipais (ISSQN).