23 MAR 2021
DAEM
Prefeitura e Daem lançam cartilha educativa sobre o uso racional da água
Visando preservar os recursos hídricos, a cartilha orienta à população sobre a redução no consumo para evitar desperdícios

A Prefeitura de Marília e o Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) lançaram, em comemoração ao Dia Mundial da Água, a cartilha educativa com o tema “Água é Vida”, que tem por objetivo instruir à população sobre importância da preservação e a redução no consumo deste recurso cada vez mais escasso e fundamental para a existência de vida no planeta.
O início da campanha foi realizado nesta segunda-feira, dia 22, na sede da Secretaria Municipal da Educação, com a entrega das cartilhas à equipe técnica da pasta para distribuição entre os alunos da rede municipal de ensino.
O presidente do Daem, Marcelo José de Macedo, destaca a importância desta ação. “Não é segredo algum a importância da água para a humanidade e o quanto estamos limitados para captação e tratamento deste recurso essencial à existência da vida. Ao longo das últimas décadas, devido ao grande desenvolvimento dos centros urbanos e pouca visão preservacionista, hoje sofremos as consequências negativas desta falta de planejamento. Assim, estamos focados em garantir esse recurso hídrico com boa qualidade a nossa população, recuperando nossas nascentes e desenvolvendo ações que promovam a educação ambiental sobre o tema, mas sem esquecer que devemos preservar este patrimônio da humanidade também para as gerações futuras.”
Wilson Hakamada, assessor da Secretaria da Educação e responsável pelo Centro de Educação Ambiental no município, orienta sobre os objetivos a serem alcançados nesta ação de educação ambiental.
“Estamos realizando diversas frentes de trabalho, envolvendo a população de Marília, para que tenham conhecimento prático sobre os problemas que o mau uso destes recursos hídricos poderá acarretar em breve. Elaboramos o “Projeto Nascentes”, que identificou 1.417 nascentes em nosso município, e 113 foram selecionadas para recuperação e proteção, devido ao estado avançado de degradação. Nestes projetos temos incluído moradores próximos para que conheçam a situação antes e depois, e colaborem para a manutenção das áreas preservadas. Apenas realizar as intervenções, sem aplicar à educação ambiental, em breve, teremos novas ações degradadoras nestas áreas, através de descartes irregulares. Nosso objetivo é conscientizar toda população de Marília sobre o tema, de forma que possamos criar cidadãos conscientes quanto à necessidade de participação em ações preservacionistas que beneficiem o coletivo.”
Marília está desenvolvendo o “Projeto Nascentes”, através da Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública e do Daem, e promove a Educação Ambiental através da secretaria da Educação, em parceria com as secretarias relacionadas aos temas ambientais.
Mais informações poderão ser obtidas através do telefone 3454-3400 – Centro de Educação Ambiental.