22 MAR 2019
“Sorria Marília” completa 20 anos e terá abertura solene nesta segunda-feira

Trabalho de prevenção foi idealizado por cirurgiões-dentistas do Poder Público e iniciativa privada em 1999

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília, em parceria com a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) e apoiadores, realizam na próxima segunda-feira (25), às 14h, no auditório do gabinete da Prefeitura, o lançamento oficial da Campanha “Sorria Marília” – Semana de Atenção à Saúde Bucal. São 20 anos de história celebrados em 2019.

O trabalho focado na prevenção e educação foi idealizado por cirurgiões-dentistas do Poder Público e da iniciativa privada em 1999. Com a repercussão da campanha, tornou-se projeto lei no ano seguinte, por iniciativa do então vereador e médico Júlio César Zorzeto.

Durante uma semana cirurgiões dentistas do município e das entidades participantes, junto com voluntários, convidam a população a refletir sobre a Saúde Bucal. Este ano o Sorria Marília acontece entre 25 e 29 de março, com ênfase ao uso do fio dental.

PARCERIAS

A cirurgiã-dentista Gláucia Regina Raful Sacomani, encarregada de Saúde Bucal em Marília, conta que a programação dos 20 anos foi viabilizada pelas parcerias. Entre os apoiadores está o atual presidente da APCD Marília, Carlos Mateus Ribeiro Sanches, um dos idealizadores da campanha em 1999.

Realizado pela Secretaria Municipal da Saúde, o Sorria Marília tem a colaboração das secretarias municipais de Assistência Social e Educação. O apoio institucional é da APCD, Unimar, Unimed, Uniodonto e Life Fibra.

SORRIA NA COMUNIDADE

Para marcar o 20º aniversário foi preparada uma ação especial, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio dos Cras (Centros de Referência da Assistência Social) e Casas do Pequeno Cidadão.

Cerca de 350 crianças e adolescentes participam desde o início do mês de ações lúdico-educativas, desenvolvidas nas próprias unidades. No dia 27 (quarta-feira) todos se encontrarão na sede da APCD, para a apresentação dos trabalhos realizados.

Durante a festa da prevenção, serão apresentados os mascotes “Alvinho” e “Clarinha”. Haverá também, com o apoio dos parceiros, distribuição de lanche para as crianças. A edição especial de 20 anos do Sorria Marília garantiu ainda a entrega de kits de higiene bucal para as crianças atendidas pela Secretaria de Assistência Social do município.

“Será uma grande oportunidade de interação. Crianças e adolescentes sociamente vulneráveis são os principais alvos da campanha, nesta edição especial de 20 anos”, disse Gláucia.

EDUCAÇÃO E MUITO MAIS

Durante o “Sorria”, a saúde bucal é destaque nas escolas municipais, e também nas 50 unidades de saúde do município – entre unidades básicas, equipes da Estratégia Saúde da Família e CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).

O município iniciou a distribuição, como ocorre anualmente, de 19 mil kits de escovação, contemplando todas as crianças matriculadas na rede. O material contém escovas, porta-escovas e cremes dentais, num investimento em Promoção de Saúde.

Durante todo o ano, o trabalho é realizado em conjunto com educadores. O objetivo é garantir nas escolas a rotina da escovação, bons hábitos para a prevenção, além de orientação e encaminhamentos odontológicos, quando necessário.

Foto: Carlos Rodrigues