12 ABR 2021
Prefeitura e Polícia Militar intensificam fiscalização no combate à pandemia
Resultado foi a suspensão imediata das atividades em nove estabelecimentos

No último final de semana - sexta (9) e sábado (10) -, no período noturno, a fiscalização da Prefeitura de Marília intensificou suas atividades através de uma ação conjunta da Vigilância Sanitária, Fiscalização de Posturas e Polícia Militar. Atendendo às denúncias recebidas através da Ouvidoria da Prefeitura e do 190, o resultado da ação foi positivo.
Dr. Luciano Rocha Villela, supervisor da Vigilância Sanitária, relata que "durante a abordagem, locais em desacordo com o faseamento do plano estadual são solicitados a encerrar a atividade com atendimento presencial imediatamente e é registrado um Boletim de Ocorrência por manter estabelecimento comercial não essencial com atendimento presencial contrariando o Decreto nº 64.994, de 28 de maio de 2020 que institui o Plano SP e o artigo 268 do Código Penal Brasileiro por infringir determinação do poder público, destinada a impedir propagação de doença contagiosa."
Juliano Battaglia, chefe da Divisão de Fiscalização de Posturas, confirma que "o saldo desse final de semana foi a suspensão imediata das atividades em nove estabelecimentos, sendo um bar localizado num pesqueiro, três traillers em praça pública da região oeste e outros cinco bares em diversas regiões da cidade."
O prefeito Daniel Alonso destacou a importância da fiscalização, mas pede a colaboração da população mariliense em manter as medidas sanitárias básicas preventivas nesse momento importante da pandemia.
Entre as regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde para barrar a propagação do vírus estão: usar máscaras, lavar frequentemente as mãos com água e sabão, usar álcool em gel 70%, manter distanciamento entre as pessoas, evitar aglomeração, frequentar somente locais abertos e arejados naturalmente e; em caso de início de sintomas respiratórios, procurar urgentemente as unidades de saúde referenciadas para o atendimento Covid-19.
Denúncias anônimas de festas clandestinas e aglomerações de pessoas podem ser realizadas na Ouvidoria Geral do Município pelo telefone (0800-7766-111), WhatsApp (14-99799-6361), e-mail ([email protected]) ou através do 190 da Polícia Militar.