16 ABR 2021
Prefeitura de Marília celebra o Dia Mundial da Voz

O Dia Mundial da Voz é celebrado internacionalmente no dia 16 de abril. A voz é um importante indicador de saúde. A rouquidão ou outras alterações vocais podem estar sinalizando doenças neurológicas (por exemplo, doença de Parkinson), refluxo gastroesofágico ou até mesmo câncer de laringe.

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília, através do Programa Saúde na Escola e Serviço de Fonoaudiologia ,em parceria com curso de Fonoaudiologia da Unesp promoveram encontro para  tratar do tema e disparar ações de promoção da saúde vocal.

Foi realizada apresentação da  Campanha “Amigos da Voz”, promovida pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia e apreciação dos materiais produzidos pelos alunos da Unesp/Marília, curso de Fonoaudiologia. O tema de 2021 da campanha é “Sua Voz Diz Muito Sobre Você”.

A voz  diz muito sobre nossa personalidade e nossa história, ela impacta nossos relacionamentos e pode, inclusive, colaborar para a qualidade de vida e o sucesso profissional.

Os sinais de alerta que indicam a necessidade de avaliação por um profissional são: rouquidão, ardência, falhas e cansaço para falar por mais de 15 dias, e sem motivo aparente, como infecções de garganta, esforço ao falar em situações de apresentação e afins.

A voz e a pandemia pela covid-19

As pessoas têm feito mais esforço para falar por causa do uso das máscaras, que abafam a voz e dificultam a articulação.

Além disso, novas demandas vocais e posturais surgiram com o excesso do universo on-line (aulas, palestras, reuniões, treinamentos, etc.), o que exigiu uma reorganização da integração voz e corpo para corresponder aos desafios do novo momento.

As pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus e que evoluíram com intubação ou sequelas neurológicas, necessitam de reabilitação vocal.

Algumas Dicas para ser “Amigo da Sua Voz”

• Articule bem as palavras, sem realizar esforço vocal;

• Mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar;

• Beba água com frequência para manter a hidratação das estruturas vocais;

• Tenha uma alimentação saudável rica em frutas e proteínas;

• Procure reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais, crises alérgicas e período pré-menstrual;

• Em situações de comunicação no ambiente on-line procure manter seu rosto bem iluminado, posicione-se no centro da câmera e faça pequenas pausas para alongamentos corporais e relaxamento;

• Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão.

Referência: https://www.sbfa.org.br/portal2017/campanhas/voz/