20 ABR 2021
Atletas do futsal e handebol da SELJ fazem doação de sangue no Hemocentro
Foi a 2ª edição da Campanha “Esporte pela Vida” e doadoras ficaram visivelmente emocionadas

Atletas das equipes femininas de futebol de salão (futsal) e handebol da SELJ (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude) estiveram nesta terça-feira, dia 20, no Hemocentro, participando da doação de sangue que tem a parceria entre os dois órgãos. Esta é a 2ª edição da Campanha “Esporte pela Vida” e deixou as doadoras visivelmente emocionadas.
Para a jogadora de futsal, Júlia da Silva Ribeiro dos Santos, pela primeira vez doando sangue, "é muito importante porque com a minha doação eu sei que posso salvar muitas vidas. Infelizmente muitas pessoas morrem por falta de sangue; estamos passando por momentos a qual precisamos sim doar e pensar no próximo".
Já Camila Giancursi Girotto, doadora há três anos, diz ter consciência “de que a doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas, então sempre que posso procuro fazer minha parte."
A goleira da equipe de handebol, Isabelle Souza, também doadora pela primeira vez, afirma que atletas são espelhos para os mais jovens “e os bancos de sangue estão sempre necessitando de novas doações”.
Lorraine Catharina aponta a importância da doação neste momento de pandemia, enquanto Maria Isabel Borges lembra que “amanhã pode ser uma de nós necessitando de sangue”.
O secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Daniel Sabino (Badinho) diz que está satisfeito com o apoio que tem recebido dos técnicos e atletas de todas as modalidades e espera que a campanha tenha o sucesso que se espera dela. “Esta é a segunda vez que a SELJ participa de uma ação social como esta e não vamos parar por aqui. Outras iniciativas estão por vir”.
Podem doar sangue pessoas em bom estado de saúde, entre 16 e 69 anos, e que estejam pesando mais de 50 kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.
O Hemocentro atende doadores de sangue das 7h às 13h, de segunda a sábado, com ou sem agendamento. Quem quiser agendar basta ligar (14) 3434-2541. É obrigatório o uso de máscara.