29 ABR 2021
MEIO AMBIENTE
Gestão Participativa preserva nascente com apoio de moradores no bairro Fernando Mauro

A Gestão Participativa desenvolvida em Marília está recuperando nascentes, arborizando praças e reflorestando áreas verdes. O trabalho é inédito e visa propagar a educação ambiental junto à população, através de ações práticas, conscientizando sobre a importância em se preservar o meio ambiente, objetivando uma melhor qualidade de vida e desenvolvendo a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental na cidade.
Marília vem se destacando na região, através da gestão participativa, onde a população demonstra consciência ambiental, participando nos cuidados e melhorias em áreas verdes, nascentes e praças em seus bairros.
Um desses exemplos acontece na avenida Mariápolis, esquina com a rua Corifeu de Azevedo Marques, bairro Fernando Mauro, zona norte do município.
Um grupo de amigos interessados em cuidar do meio ambiente reuniu-se para promover ações que estão preservando a nascente existente na área e reflorestando o espaço para o bom convívio social.
A ação é desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Marília, que realiza os trabalhos operacionais com maquinários e doações das mudas nativas, e os amigos se reúnem para dar as características desejadas, cuidando e plantando no espaço, sob acompanhamento técnico do Gestor Ambiental do município.
Wilson Hakamada, responsável pela Educação Ambiental, relata o objetivo da ação e destaca a importância popular.
“A cada dia mais pessoas nos procuram para o desenvolvimento de ações ambientais na cidade. Devido à pandemia, a falta de opções para lazer e atividades esportivas fez com que à população procurasse alternativas para escapar do isolamento com segurança, e ao mesmo tempo, realizar atividades que ajudem nos cuidados que tragam reflexão, equilíbrio, paz interior e harmonia. Somado isso à necessidade em recuperar e proteger áreas verdes, onde muitas delas localizam-se próximas às nossas casas, utilizadas indevidamente por alguns cidadãos como pontos de descartes de lixos que tornam estes locais propícios para a proliferação de insetos nocivos e animais peçonhentos, como escorpiões, ratos, baratas e o mosquito aedes aegypti, além de queimadas urbanas, causando danos à saúde, este plantio demonstra mais uma vez a consciência ambiental que a população de Marília vem desenvolvendo, onde fomos procurados para colaborar com os cuidados, mas os moradores fizeram questão em participar. As áreas públicas pertencem à população, e nada mais justo que o povo tenha o direito de colaborar com as melhorias ambientais que beneficiarão todos os moradores próximos. Além de termos um meio ambiente mais sadio e equilibrado, formamos cidadãos conscientes quanto à necessidade de sua participação nos cuidados com o planeta”, afirmou Wilson.
Na ocasião, moradores do bairro Fernando Mauro organizaram um mutirão de limpeza, cuidando da nascente, e realizaram o plantio das mudas doadas pela prefeitura, visando melhorias na qualidade do ar e preservação ambiental, que atrairá a avifauna característica regional, salvaguardando o banco genético das espécies.
Os familiares Vanderlei d Lucca, Daniel d Lucca e Diogo d Lucca, e os amigos João Batista de Lima, Maurílio da Costa, Valdemir Alves de Souza e Jairo Ramos, todos moradores do Fernando Mauro, participaram da ação e estão mantendo os demais cuidados, realizando a irrigação e plantio de novas espécies que tornarão o espaço uma imensa área verde e local de visitação para promoção da educação ambiental, colaborando com a saúde e boa qualidade de vida da atual e futuras gerações.
Informações sobre ações ambientais, doações de mudas e proteção de nascentes poderão ser obtidas através dos telefones 3401-2000 e 3454-3400.

Fotos: Divulgação

Noticia dia-mundial-da-agua-secretaria-municipal-do-meio-ambiente-realiza-plantio-de-arvores
22 MAR 2024 - 18h07
Dia Mundial da Água: Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza plantio de árvores nativas com alunos da rede municipal ao redor da represa Cascata