17 MAI 2021
CORONAVÍRUS
Marília inicia vacinação contra Covid-19 de grávidas e puérperas com comorbidades
Para ambos os casos é necessário comprovar a comorbidade

A partir desta segunda-feira (17), gestantes e pessoas que deram à luz nos últimos 45 dias - com comorbidades - poderão se imunizar contra a Covid-19 em Marília. Esta fase da campanha, prevista para iniciar no dia 11 de maio, foi reprogramada após mudanças nas determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que recomendou a suspensão da vacinação com os imunizantes AstraZeneca para o grupo. A imunização ocorrerá com a aplicação de doses da Coronavac, das 7h às 17h, nas unidades mistas e assintomáticas, que são as seguintes: UBS Santa Antonieta, UBS Alto Cafezal, UBS Bandeirantes, UBS Chico Mendes, UBS Costa e Silva, UBS Planalto, UBS São Judas, USF 1º de Maio, USF Altaneira, USF Amadeu Amaral, USF América IV, USF Aniz Brada, USF Avencas, USF Dirceu, USF Santa Helena, USF CDHU, USF Figueirinha, USF Flamingo, USF Jânio Quadros, USF Julieta, USF Lácio, USF Marajó, USF Padre Nóbrega I, USF Padre Nóbrega II, USF Parque dos Ipês, USF Parque das Nações, USF Rosália, USF Santa Augusta, USF Santa Paula, USF Santa Antonieta III, USF Vila Barros, USF Vila Hípica, USF Vila Nova, USF Vila Real e USF Vida Nova Maracá.

Para receber a dose, grávidas em qualquer período gestacional devem apresentar comprovante de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico. Já as puérperas, que passaram por parto recente, podem utilizar a declaração de nascimento do bebê.
Para ambos os casos, a secretaria da saúde reforça que é necessário comprovar a comorbidade apresentando documentos de saúde como exames, receitas, relatório ou prescrição médica, bem como cadastros pré-existentes nas UBS (Unidades Básicas de Saúde).

Relação de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:
• Doenças Cardiovasculares
• Insuficiência cardíaca (IC)
• Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar
• Cardiopatia hipertensiva
• Síndromes coronarianas
• Valvopatias
• Miocardiopatias e Pericardiopatias
• Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
• Arritmias cardíacas
• Cardiopatias congênitas no adulto
• Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
• Diabetes mellitus
• Pneumopatias crônicas graves
• Hipertensão arterial resistente (HAR)
• Hipertensão arterial – estágio 3
• Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade
• Doença Cerebrovascular
• Doença renal crônica
• Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer).
• Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)
• Obesidade mórbida
• Cirrose hepática