20 MAI 2021
PARCERIAS
Marília recebe programa de empoderamento às mulheres com deficiência da Secretaria de Estado
Prefeito Daniel Alonso, vice Cícero do Ceasa e participaram do lançamento online na manhã desta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 20, a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, realizou o lançamento regional do programa “TODAS in-Rede”, durante encontro online, com a presença do prefeito Daniel Alonso.
Participaram também o vice-prefeito Cícero do Ceasa; os secretários municipais Wania Lombardi (Assistência e Desenvolvimento Social) e Wilson Damasceno (Direitos Humanos); a coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo, Drª. Jamilla Ferrari; e a intérprete de Libras, Nara Oliveira.
A Prefeitura de Marília e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência firmaram parceria e assinatura de Protocolo de Intenções durante a live transmitida nas redes sociais da Secretaria (PessoaComDeficienciaSP).
Ao aderir o programa, o município recebe vagas para capacitação de profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher de Piracicaba para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência e o Curso de ensino à distância (EaD) de Libras, além de divulgar as campanhas educativas do “TODAS in-Rede”.
"O programa TODAS in-Rede é de alegria porque com ele vamos cuidar das mulheres com deficiência do estado, como quer e orienta o Governador do Estado de São Paulo, João Doria, a sociedade e as instituições", ressaltou a Secretária Célia Leão.
Ela frisou a importância de levar a ação para a região, "59,11% das pessoas com deficiência em Marília são mulheres, é preciso levar a essas mulheres informações sobre os seus direitos relacionados a emprego e renda, prevenção a violência, empoderamento e autoestima, entre tantos outros temas que dão cada vez mais voz às mulheres com deficiência", destacou.
O prefeito Daniel Alonso afirmou que Marília fica ainda mais fortalecida com a adesão ao programa. “Ficamos ainda mais fortalecidos com o olhar do Estado para a nossa cidade e a nossa região. Digo a essas mulheres que elas não estão sozinhas. Estamos juntos e vamos fortalecer essas ações em prol das mulheres, principalmente daquelas com deficiências. Agradeço à secretária Célia Leão e ao governador João Doria por mais essa parceria com Marília.”
"Trazer essa ação do Governo de São Paulo para Marília nos dá imensa alegria e com certeza tornará a cidade em um lugar mais inclusivo. É importante que todas as mulheres, com deficiência ou não, sejam multiplicadoras dessa ação", completou o chefe do Executivo.
TODAS in-Rede
O programa “TODAS in-Rede”, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visa o empoderamento das mulheres com deficiência do estado de São Paulo, buscando sua autonomia em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.
Segundo dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (basededados.sedpcd.sp.gov.br ), no estado de São Paulo existem mais de 1,7 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 37% são ocupados por mulheres. Em violência e gênero, no ano passado (2020) foram registrados mais de 3.000 boletins de ocorrência.
Para conhecer melhor o programa, basta acessar o site todasinrede.sp.gov.br .

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM