Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura Municipal de Marília - SP
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Ganhador

O Projeto de Trabalho Social teve início com a realização do concurso para escolher o desenho e o nome do personagem que passará a ser mascote da Estação de Tratamento de Esgoto.

PARTICIPANTES

Participaram alunos de 13 a 17 anos (8°, 9° ano e ensino médio). Foram 27 escolas inscritas, entre estaduais e particulares – 19 escolas entregaram os trabalhos e 45 desenhos foram avaliados.

OBJETIVO

O objetivo do concurso foi colocar toda a comunidade escolar em contato com a importância do tratamento de resíduos para a qualidade de vida da população e para o meio ambiente.

COMISSÃO JULGADORA

A avaliação foi realizada dia 13/03/19, à tarde, no auditório da Prefeitura (rua Bahia, 40 – Centro) por uma Comissão Julgadora, formada por 12 membros: secretários municipais Wania Lombardi (Assistência e Desenvolvimento Social), Marcelo de Macedo (presidente do Daem), Vanderlei Dolce (Meio Ambiente e Limpeza Pública), André Gomes Pereira (Cultura), Sérgio Doreto (artista plástico), Carlos Alberto Traballi (gerente geral da Caixa agência da rua Paraná), Cilmara Carreiro Piza (Dirigente Regional de Ensino), Elayne Fagundes Costa Corradini (Senac), Márcio Vinholo (representante da Secretaria Municipal da Educação), Carlos Henrique Rodrigues dos Santos (representante da Secretaria Municipal da Saúde), Lígia Martin Ferreira (representante da Diretoria de Divulgação e Comunicação) e Ester Parreira (diretora executiva da Agência de Publicidade House Criativa).

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Para a escolha do personagem, foram avaliados:

Aplicabilidade – desenho que fosse adaptável às peças de divulgação das ações do Projeto e da ETE, propriamente dita.

Positividade – personagem com semblante leve, que transmita empatia.

Educação Ambiental e Sanitária – refletir a importância do cuidado e preservação ambiental.

A banca definiu como desenho vencedor aquele que conseguiu atender todos os critérios, de forma mais clara e abrangente.

GANHADORES

– Escola: Reiko Uemura Tsunokawa (rua Antônio Ribeiro dos Santos, 134 – JK) – Projetor com Tela

– Aluno autor do desenho/nome: Filipe Redondo de Oliveira (3º Ano do Ensino Médio) – Smartphone Samsung A9

– Professora orientadora: Irene Tiossi Vicentin Barroso – Smartphone Samsung A9

DESENHO GANHADOR

1editado

NOME: Limpinho

ANÁLISE DO PERSONAGEM

Tanto a representação quanto o nome do personagem traduziram a mensagem pretendida. A água limpa, apresentada como um recurso gráfico importante, traz duas ideias essenciais, reafirmadas ainda pelo nome do desenho.

A primeira chama a população à consciência sobre a importância de se cuidar dos resíduos que lançam no próprio esgoto. A representação do cano, limpo e com água pura, reforça a ideia de que, se cada moradia da cidade tiver atenção aos materiais que dispensa no sistema de esgoto, o trabalho na recuperação da água é mais efetivo.

A segunda menção à água limpa nos remete ao resultado da operação da Estação de Tratamento de Esgoto, que vai lançar água livre de contaminação de volta aos rios, o que destaca o quão importante é esta obra para todo o município.

PREMIAÇÃO

A premiação ocorreu no dia 19/03/19, às 10h, no Alves Hotel, juntamente com o lançamento oficial do Trabalho Social da ETE. A escola vencedora (Reiko Uemura Tsunokawa) recebeu um Projetor com Tela; o aluno autor do desenho/nome (Filipe Redondo de Oliveira) ganhou um Smartphone Samsung A9; mesma premiação entregue à professora orientadora (Irene Tiossi Vicentin Barroso).

Limpinho

 
 
 
 
Rua: Bahia, nº 40 - Centro/ CEP: 17501-900
Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 08 ás 14 horas
Inscreva-se em nossa newsletter e receba informativos
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia