17 JUN 2021
EMDURB
Estacionamento rotativo terá início no próximo dia 15 de julho em Marília com campanha educativa
Apresentação da empresa Rizzo Park, vencedora do processo licitatório, à imprensa aconteceu nesta quinta-feira no Estoril Hotel

O estacionamento rotativo em Marília, também conhecido como a nova zona azul digital, terá início no próximo dia 15 de julho, com uma campanha educativa de orientação aos motoristas – antes no dia 5 de julho vai começar o treinamento da equipe que irá trabalhar no novo serviço.
A informação foi confirmada pela empresa Rizzo Parking, vencedora do processo licitatório, durante apresentação do serviço à imprensa mariliense, na manhã desta quinta-feira, dia 17, no Estoril Hotel, região central da cidade.
A apresentação contou também com as presenças do prefeito Daniel Alonso; do presidente da Câmara, vereador Marcos Rezende; do presidente da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana), Dr. Valdeci Fogaça; do capitão André, representante do 9º BPM-I (Batalhão de Polícia Militar do Interior); e de representantes da Rizzo, entre eles, o sócio-fundador Roberto Rizzo.
O serviço vai abranger mais de 3.000 vagas de estacionamento na área central da cidade e também na região da avenida das Esmeraldas e da igreja São Bento, tendo o custo de R$ 2 por uma hora e R$ 4 por duas horas. Haverá uma tolerância de 15 minutos para o usuário utilizar a vaga sem a necessidade de pagamento.
Assim que for implantado definitivamente, no dia 15 de agosto – quando efetivamente começará a cobrança de R$ 2 (uma hora) ou R$ 4 (duas horas) - haverá um prazo de 30 dias sem penalidades aos usuários, que receberão todas as orientações sobre o funcionamento do novo sistema. Do total de vagas, serão reservadas 5% para idosos e 2% para deficientes.
O prefeito Daniel Alonso deu boas vindas à empresa e destacou a modernidade do sistema. “É um momento importante para Marília essa apresentação do novo sistema rotativo de estacionamento em nossa cidade. Quando assumimos a Prefeitura tínhamos o objetivo de modernizar o sistema de zona azul e agora conseguimos. A empresa já está iniciando os trabalhos e sejam bem vindos. A nova zona azul vai gerar empregos e renda para Marília, além de permitir um rodízio no estacionamento de vagas, o que vai beneficiar diretamente os comerciantes. Tenho certeza que em breve a cidade vai aprovar esse novo sistema.”
O presidente da Câmara, Marcos Rezende, disse que o Legislativo estará à disposição para colaborar. “O estacionamento rotativo traz para nossa cidade essa proposta de modernização. Sabemos que teremos muitos desafios pela frente, mas iremos superá-los. A Câmara Municipal deseja sucesso ao Grupo Rizzo e estará à disposição para ajudar no que for possível. Com esse novo sistema, haverá vagas disponíveis para aqueles que precisarem ir ao centro para fazer suas compras ou mesmo qualquer outro tipo de segmento.”
Já o presidente da Emdurb, Dr. Valdeci Fogaça, destacou a necessidade do estacionamento rotativo. “Com isso conseguiremos disciplinar ainda mais o trânsito e trará mais facilidade a todos os usuários. É um sistema moderno e que vai propiciar melhores condições de encontrar a vaga para que o usuário cumpra os seus compromissos com mais celeridade.”
Após essa apresentação do serviço, a próxima etapa será a sinalização de ruas, instalação de parquímetros e placas de orientação. É um trabalho que a empresa executa à noite nas cidades em que atua para não causar impacto no trânsito.
A nova zona azul de Marília vai funcionar para carros e será das 8h às 18h de segunda a sexta-feira, e das 8h às 13h aos sábados.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM