29 JUN 2021
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Prefeitura dá início ao Projeto Boa Horta e objetivo é envolver comunidade na Educação Alimentar
Projeto foi elaborado pelas secretarias municipais de Assistência e de Agricultura

A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deu início ao Projeto "Boa Horta".
Trabalhando em conjunto, as secretarias elaboraram um Projeto de Horta Comunitária, com o objetivo de envolver a comunidade a partir da Conscientização e da Educação Alimentar, visando à produção de alimentos, promovendo o bem estar físico, psíquico e social das crianças, jovens e adultos envolvidos no Projeto, bem como amenizar a insegurança alimentar e a má nutrição, além de capacitar moradores para que repliquem os conhecimentos.
O projeto terá início no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Teotônio Vilela e no SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) no Distrito de Padre Nóbrega.
Além de Segurança Alimentar, o Projeto Boa Horta visa favorecer os processos de transformação social, protagonismo e autonomia, prevenindo a ocorrência de riscos sociais, resgatando os saberes e práticas locais e promovendo o empoderamento da comunidade.
O projeto irá possibilitar também que os usuários atendidos, voluntariamente, participem do projeto e aprendam a produzir alimentos saudáveis através de orientações técnicas. E, a partir das informações adquiridas, as pessoas envolvidas se tornem multiplicadoras dos conhecimentos.
Importante destacar que todos os alimentos produzidos na Horta serão distribuídos para os voluntários que participarem ativamente do projeto e também será direcionado para o preparo das refeições dos usuários do SCFV.
No último dia 18 de junho o técnico Agrícola Sr. Daniel Scalco iniciou os trabalhos no terreno ao lado do Cras Teotônio Vilela: gradearam o solo e foi realizado aplicação de calcário iniciando, assim, o processo de revitalização da área.
As equipes das secretarias envolvidas estão trabalhando intensamente para que o projeto atinja todos os objetivos.