05 JUL 2021
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Programa de Desenvolvimento Paralímpico será realizado na cidade de Marília em julho
Marília receberá o PARADENS para capacitar profissionais de educação física, alunos e educadores esportivos.

No mês de julho Marília receberá o projeto PARADENS (Programa de Desenvolvimento Paralímpico), uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio das Secretarias de Estado de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que visa fomentar o esporte paralímpico de base.

Desde o início do ano o PARADENS está em atividade no estado de SP, capacitando professores de educação física da rede pública, privada, de entidades e clubes, além de alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas. Serão nove cidades sede no total que irão receber o programa em 2021. O projeto já passou por Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São José do Rio Pardo.

Em Marília, o evento será entre os dias 27 e 30 de julho, na Ginásio Neusa Galetti - Av. Santo Antônio, 2701 - Somenzari, Marília.

Durante os quatro dias do programa, os alunos da regiões terão a oportunidade de receber a Capacitação Técnica do projeto, com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico, com foco nas modalidades de Bocha, Goalball, Vôlei sentado e Natação Paralímpica. As aulas práticas da Capacitação contarão com a aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades destacadas.

Os interessados em participar do PARADENS, podem se inscrever no site www.paradens.com.br.
Há 50 vagas disponíveis para as capacitações em cada localidade.

Curso:

Sobre o PARADENS
O Governo de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lançou em 2021 o projeto PARADENS (Programa de Desenvolvimento Paralímpico), que tem como objetivo fomentar o esporte paralímpico de base. O PARADENS é dividido em duas fases, sendo a primeira a etapa de Homologação. O objetivo desta é mapear entidades do Estado de São Paulo que já tenham prática atual de Paradesporto, e posteriormente registrá-las através de parâmetros e relatórios previamente definidos, passando assim a legitimar estas entidades estudando o seu funcionamento, suas necessidades e operação.
A segunda etapa é a de Capacitação Técnica, que dá a oportunidade aos participantes - que podem ser professores de educação física, alunos do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas - de adquirirem conhecimento através da aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades: Bocha, Natação, Goalball e Vôlei Sentado.

No primeiro semestre de 2021 o PARADENS será realizado em nove locais distintos, sendo eles as oito Regiões Esportivas do Estado, mais a cidade de São Paulo. Mais informações acesse o site www.paradens.com.br e o Instagram do projeto https://www.instagram.com/paradens.sp/ .

Os interessados em realizar a capacitação devem fazer o Curso online: MOVIMENTO PARALÍMPICO: FUNDAMENTOS BÁSICOS DO ESPORTE - https://impulsiona.org.br/esporte-paralimpico/