07 JUL 2021
Nikkey Marília e Secretaria da Cultura apresentam Oficina On-line de Ikebana

O departamento de Ikebana do Nikkey Marília realizará neste sábado (10/07) uma oficina on-line gratuita de arranjos florais da milenar arte do Ikebana, ministrada por Celina Hara. A transmissão será realizada às16h, através do YouTube e Facebook da Secretaria da Cultura de Marília.

O Projeto é apoiado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc número 14.017/2020, por meio de Edital desenvolvido pela Secretaria Municipal da Cultura.

Ikebana é a arte milenar japonesa baseada em sentimentos e na simplicidade de expressão, onde se utiliza a natureza como suporte para executar memoráveis obras de arte. O ikebana não é simplesmente uma decoração, é a arte voltada a mostrar mais do que a beleza natural e passageira das flores, é o ato de harmonizar, é a comunicação entre quem realiza o arranjo e quem o contempla, é delicado, complexo e ao mesmo tempo prazeroso.

A flor é um dos elementos mais belos e sutis da criação e a arte do ikebana pode atuar de forma profundamente terapêutica, além de ajudar a desenvolver as habilidades de observação, concentração, criatividade, sensibilidade e espiritualidade.

Marília possui o privilégio de ter um departamento de ikebana no Nikkey Marília, que teve início como um braço de cultura japonesa na instituição em 2006, dirigido pela Sra. Maísa Komatsu que continua nessa função até hoje. Essa longevidade no cargo se justifica pela peculiaridade dessa arte, cuja técnica é de grande domínio da Sra. Maísa, maestria adquirida a partir desde 1972 quando passou a integrar um grupo mariliense orientado pela professora Rosa Kodama.

De maneira informal mas com muito cuidado e olhar sensível, eram muitos os adeptos que se deslocavam para São Paulo objetivando visitas à exposições e melhorar seu aprendizado.

À partir de 1985 professores do Japão começaram a ser convidados para ministrarem aulas o que trouxe aperfeiçoamento aos praticantes do ikebana.

Incansável e determinada, a Prof.ª Maísa teve oportunidade de se aperfeiçoar no Japão participando de exposições lá e na Suíça. Por volta de 1992 assumiu as aulas em Marília e em 1997 formou um grupo em Tupã. Atenta e meticulosa a senhora Maísa não se descuida em vislumbrar uma nova orientadora para substituí-la, afinal já se vão quase 50 anos de dedicação.

E para trazer mais proximidade com o público apreciador do Ikebana o departamento desenvolveu essa oficina on-line, administrada pela Sra. Celina Hara, orientada por Maísa Komatsu. Esse trabalho surgiu como contrapartida ao auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc que contemplou o Nikkey Marília durante o período da pandemia 2020.

O vídeo faz uma abordagem do significado do ikebana, sua origem e história e realiza a demonstração de um dos estilos tradicionais da mais antiga Escola de Ikebana, a Escola Ikenobo, considerada a escola mãe, com mais de 550 anos de história.

O estilo Shoka pode ser entendido como natureza em formação e segue uma composição com regras precisas e com base em fundamentos filosóficos e simbólicos.

Este estilo, por ser um arranjo com regras precisas, podem ser praticadas por adultos de qualquer idade e crianças que compreendam orientações complexas e tenham habilidades manuais, portanto idade à partir dos 7 anos.

Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-consolida-o-reconhecimento-a-cultura-japonesa-em-marilia
Há 2 dias
Prefeitura Municipal de Marília consolida o reconhecimento à cultura japonesa em Marília com a 21ª edição do Japan Fest
Noticia secretaria-municipal-de-cultura-exibe-documentario-sobre-impacto-tecnologico-no