19 JUL 2021
ADMINISTRAÇÃO
Marília está entre as melhores gestões de verba federal do Brasil, diz Ministério
Cidade está na quinta posição do ranking estadual e em 12º lugar no levantamento nacional

Marília está entre as cidades paulistas e brasileiras que fazem a melhor gestão dos recursos repassados pelo Governo Federal de forma voluntária. No ranking estadual, o município aparece na quinta posição. No levantamento nacional, figura no 12º lugar.
As informações constam no Portal de Indicadores de Gestão de Transferências Voluntárias, mantido pelo Ministério da Economia. Os dados do município são referentes ao mês de julho deste ano.
No ranking, Marília é comparada com outras cidades com mais de 100 mil habitantes, que têm Produto Interno Bruto (PIB) anual per capita acima de R$ 28,9 mil. Foram considerados 30 convênios que totalizam cerca de R$ 22 milhões repassados à gestão municipal.
O indicador de acompanhamento contínuo tem o objetivo de avaliar o desempenho dos municípios quanto à qualidade das suas propostas e do processo de gestão dos instrumentos firmados com a União.
A ideia é avaliar se os municípios estão indo bem ou não na gestão dos recursos e o cálculo leva em conta 12 dimensões dessa relação com o Governo Federal. A nota vai de zero a 100 e Marília pontuou 82,84 – o melhor desempenho da série histórica, iniciada em dezembro de 2018.
O município se destaca principalmente no percentual de sucesso das propostas feitas à União, percentual de convênios executados no prazo, percentual de instrumentos com contas aprovadas, parcerias concluídas plenamente, desempenho médio de custos e desempenho médio de prazos.
Por outro lado, a cidade ainda precisa melhorar em relação ao percentual de instrumentos com suspensiva – apesar de ter um bom tempo de solução destes casos -, e deve dar mais atenção aos aditivos realizados.
Em relação à celeridade na execução financeira e no percentual dos recursos empoçados, o município está na mesma média do grupo de cidades com que é comparado.

Texto: Site Marília Notícia

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM