21 JUL 2021
Governo Daniel Alonso avança 17 posições em ranking de gestão municipal
Marília saltou de 40% para 23º lugar entre os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes e renda per capita acima de R$ 28,6 mil por ano

Marília voltou a apresentar avanços na edição 2021 do Índice de Governança Municipal (IGM), produzido pelo Conselho Federal de Administração (CFA), e passou de nota 6,96 no ano passado para um resultado de 7,39 desta vez.
Com a melhora na pontuação geral, que vai de zero a dez, o governo Daniel Alonso (PSDB) fez a cidade saltar da posição número 40 para a 23 no grupo ao qual pertence no ranking. Categoria engloba os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes e com renda per capita acima de R$ 28,6 mil por ano.
O Marília Notícia teve acesso exclusivo aos dados referentes ao estudo mais recente do CFA, ainda indisponível ao público em geral, aberto apenas para profissionais vinculados ao Conselho.
O resultado de 2021 é especialmente positivo após ao menos dois anos consecutivos de quedas no desempenho local. Desta vez, entre as três dimensões monitoradas pelo IGM, duas apresentaram melhoras consideráveis.
Em relação às “finanças”, Marília passou da nota 5,32 em 2020 para 7,05 agora. Na categoria “gestão”, a cidade tinha um desempenho de 7,99 e caiu para 7,06. Já na dimensão “desempenho”, a pontuação passou de 7,57 para 8,06.
Marília é comparada com outros 163 municípios brasileiros com perfil parecido com seu, no que diz respeito ao Produto Interno Bruto (PIB) per capita e ao tamanho da população.
O melhor resultado da gestão municipal nos rankings por dimensão é com o “desempenho”, quesito em que a cidade atualmente aparece na posição número 21. Em relação às “finanças”, a cidade está no 42º lugar e quanto à “gestão”, no 53º.
Entre os principais pontos fortes de Marília no estudo, constam a atuação em relação à educação, saúde, segurança, vulnerabilidade social, gestão de servidores e gasto com o Legislativo.
Foram registradas melhorias significativas nos casos da gestão previdenciária, saneamento e meio ambiente.
Por outro lado, ainda é preciso avançar no que diz respeito ao investimento per capita, situação fiscal, planejamento e transparência.
IGM
Lançado em 2016, o Índice de Governança Municipal foi criado com o intuito de auxiliar gestores públicos a entenderem, através de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias em seu município.
O IGM consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: “finanças”, “gestão” e “desempenho”.
O estudo foi elaborado a partir de dados oficiais e considera áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras.
A partir da construção de extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DataSUS, foi feita a priorização de indicadores e variáveis.
Em seguida, por meio de tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para cada dimensão e para o Índice. Assim como boa parte de suas fontes, o IGM é atualizado anualmente.
O Índice se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública e, em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho.

Texto: Site Marília Notícia

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM

Noticia exercito-brasileiro-apresenta-ao-prefeito-daniel-alonso-e-ao-vice-prefeito-cicero-do
Ontem