29 JUL 2021
Bate-papo de cinema Pontos MIS apresenta filme “O casamento de Muriel”
Exibição faz parte de Mostra Pontos MIS Belas Artes À La Carte

O Bate-papo de Cinema Pontos MIS realiza, aos sábados, exibições de filmes seguidos de debates ao vivo no YouTube do Museu, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cineclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção.

Neste mês de julho, em parceria com o serviço de streaming Belas Artes À La Carte, o MIS apresenta uma mostra de filmes que percorre o mundo, transitando por vários continentes. Na quinta e última edição o filme “O casamento de Muriel” encerra a Mostra Volta ao Mundo. Além da exibição gratuita, ele é comentado pelo jornalista Sérgio Rizzo e pelo crítico de cinema Marcio Sallem, com mediação da diretora e roteirista Giuliana Monteiro.

O filme fica disponível de 29.07 (às 11h) a 31.07 por meio deste link:  https://forms.gle/Rp2hUDnLtpMaGp8j6.

O bate-papo acontece no canal do MIS no YouTube:  https://www.youtube.com/watch?v=lHhSytrORp4.

“Pontos MIS” é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado. O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e as cidades do Estado. Em Marília a parceria com a Secretaria Municipal da Cultura foi renovada por mais um ano.

Sobre o filme

O casamento de Muriel  (dir. P.J. Hogan, Austrália, 1994, 14 anos)

Porpoise Spit, Austrália, anos 1990. Muriel tem 22 anos e nunca teve muitos amigos, já que suas roupas estão fora de moda e, além disso, ela adora as músicas do grupo ABBA, está acima do peso e possui talentos limitados. Porém, ao conhecer Rhonda Epinstalk, que também é excluída do meio social, a vida de Muriel muda completamente. Em busca de uma vida com mais emoção, elas fogem para Sydney. Apesar das críticas de seu pai, Muriel investe no sonho de se casar. É quando ela conhece e se apaixona por um famoso nadador.

Sobre os convidados

Sérgio Rizzo é jornalista, mestre em Artes/Cinema e doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP. É crítico do jornal "O Globo" e diretor associado da produtora Deusdará Filmes. Dirigiu o documentário de curta-metragem "Passo" (2018) e o segmento brasileiro do longa-metragem colaborativo "A Living Tree, Means a Living Planet" (2019), e foi roteirista do documentário de longa-metragem "Descarte" (2021). É membro do comitê de seleção do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários.

Dá aulas na graduação e na pós-graduação da FAAP, no Colégio Augusto Laranja, na Casa do Saber, na FIA (Fundação Instituto de Administração), em espaços culturais (como o Espaço Itaú de Cinema e unidades do Sesc-SP) e no modelo "in company", em vários escritórios de advocacia. É autor de livros, textos em coletâneas de cinema e em catálogos de mostras e retrospectivas dedicadas a cineastas.

Marcio Sallem é crítico de cinema filiado à Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), à Online Film Critics Society (OFCS) e à Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci).

Ministrante do Laboratório de Crítica Cinematográfica na 1ª Mostra Internacional de Cinema em São Luís (MA) e Professor Convidado do Curso Técnico em Cinema do Instituto Estadual do Maranhão (IEMA), na disciplina Crítica Cinematográfica.

Concluiu o curso de Filmmaking da New York Film Academy, no Rio de Janeiro (RJ) em 2013. Escreveu para o Em cartaz, do portal iMirante do jornal O Estado do Maranhão até 2016, e atualmente escreve para o Cinema com Crítica.

Sobre a mediadora

Giuliana Monteiro é roteirista e diretora nascida em São Paulo, Giuliana Monteiro é mestre em produção de filmes pela faculdade de Nova Iorque, Tisch School of the Arts, onde dirigiu e roteirizou diferentes projetos audiovisuais. Atualmente trabalha em dois filmes, o seu primeiro longa-metragem ficcional, “Estrada para Livramento”, que tem o apoio do fundo Spike Lee para desenvolvimento e da fundação San Francisco Film Society e também na finalização do longa-metragem documental “Bento”.

Sobre o Belas Artes À La Carte

O Belas Artes à La Carte é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo, que conta com cerca de 400 títulos, inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, superpremiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos.

Serviço:

PROJETO: Bate-papo de Cinema

Mostra Pontos MIS Belas Artes – Casamento de Muriel
Data: Filme disponível de 29.07 (às 11h) até 31.07. Bate-papo ao vivo no dia 31 de julho, às 18h, no canal do MIS YouTube.

Link de inscrição: https://forms.gle/Rp2hUDnLtpMaGp8j6
Link do bate-papo: https://www.youtube.com/watch?v=lHhSytrORp4

Ingresso: Gratuito
Classificação: 14 anos
Acessibilidade: libras

Noticia associacao-okinawa-realiza-67-undokai-com-apoio-da-prefeitura-de-marilia
Há 2 dias
Associação Okinawa realiza 67º Undokai com apoio da Prefeitura de Marilia.
Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-ressignifica-os-espacos-de-arte-na-cidade-e-investe-em
Ontem
Prefeitura Municipal de Marília ressignifica os espaços de arte na cidade e investe em cultura para ampliar os conhecimentos e humanizar a sociedade
Noticia secretaria-municipal-de-cultura-de-marilia-exibe-gratuitamente-nesta-quinta-feira-dia