04 AGO 2021
EDUCAÇÃO
Emei Favo de Mel dá sequência ao projeto “E do professor, quem cuida?” com palestras de psicólogas
Objetivo da iniciativa é trabalhar a inteligência emocional e o autoconhecimento da equipe escolar
A Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Favo de Mel, localizada na rua Roque Montefusco, 60, no bairro Professor José Augusto da Silva Ribeiro, ao lado do Palmital, zona norte da cidade, deu sequência na última segunda-feira, dia 2, ao Projeto Pandemia, Ensino Remoto e Educação de Qualidade: E do professor, quem cuida?, com palestras das psicólogas Vitória Domingues Biancalana Justino e Christiane Teodoro, com o foco no trabalho da inteligência emocional de toda equipe escolar.
O projeto, implementado pela professora e coordenadora Esther Passos Honório Coutinho e pela diretora substituta Márcia Modesto, tinha o objetivo inicial de abranger os professores mas, devido ao sucesso, foi estendido também a toda equipe e comunidade escolar.
O objetivo da iniciativa é trabalhar a inteligência emocional e o autoconhecimento dos docentes, principalmente diante dos desafios profissionais e pessoais decorrentes do contexto da pandemia da Covid-19, a qual inclui a imposição do ensino remoto.
“Enviei duas pesquisas às professoras, uma perguntando sobre as angústias da pandemia e outra sobre autoconhecimento. Ao observar os relatórios das professoras e conversar com elas, nos preocupamos em prevenir doenças psicossomáticas e até físicas, devido às exigências do ofício e as dificuldades do momento”, continua. “Algumas chegaram a relatar a dificuldade em cuidar de si mesmo”, disse a professora coordenadora Esther Coutinho.
“Já tínhamos convidado a pedagoga Alessandra Baraldi para conversar um pouquinho sobre autoconhecimento e o tema foi ‘as linguagens de valorização no trabalho. E agora convidamos as psicólogas Vitória e Christiane e já conseguimos envolver toda a equipe escolar. O objetivo também é atingir os familiares dos nossos alunos, com rodas de terapia, para desenvolver a habilidade manual, como ponto cruz e automaquiagem, por exemplos”, relata Esther.
A psicóloga Vitória Justino destaca a importância do projeto da Emei Favo de Mel. “A influência e a ação de um profissional da psicologia neste momento tão frágil e difícil é fundamental, tanto pra que o professor se veja valorizado como profissional, como pessoa, quanto pra que ele lide com as dificuldades e demandas de trabalho do dia a dia. Cuidar da sua saúde mental deve ser tratado como prioridade. A substituição da modalidade de aulas presenciais pela online elevou a carga de trabalho, aumentou a ansiedade e o estresse e gerou todo tipo de desgastes nesse grupo. Na verdade, ninguém estava preparado para as mudanças impostas pela pandemia e, para os profissionais da educação, isso teve um peso ainda maior. Sendo assim, esse projeto é um espaço maravilhoso para que esses profissionais  possam ser cuidados e um exemplo para outras instituições que queiram cuidar dos seus profissionais. Para mim é um prazer poder participar desse projeto e cuidar desses profissionais”
Christiane Teodoro também falou sobre o projeto E do professor, quem cuida?. “Durante a pandemia, a saúde mental dos professores foi bastante prejudicada, consequência da nova configuração e sobrecarga de trabalho, ansiedades e outros fatores estressantes, por isso o projeto é de grande importância, principalmente neste momento. Em vista disso, a ação e influência de um profissional da psicologia é fundamental, tanto pra que os educadores se vejam e sintam-se valorizados como profissionais, como pessoa, quanto pra que consigam lidar com as dificuldades e demandas de trabalho do dia a dia. Nosso propósito e estratégias aplicadas visam evitar ou ao menos minimizar as chances desses profissionais vivenciarem situações de descaso e desatenção consigo mesmo, desgaste, esgotamento emocional e depressão. Os nossos encontros, também serão para propiciar apoio, acolhimento e oportunizar momentos de fala. Fico muito feliz e honrada por fazer parte deste projeto e espero que através deste exemplo, outras escolas possam desenvolver ações como essa, com compartilhamento de boas práticas, valorização, cuidados a saúde mental, engajamento e possibilidade de novas ideias.”
APOIO
A diretora substituta da Emei Favo de Mel, Márcia Modesto, agradeceu às profissionais pelo apoio e também aos parceiros, que viabilizam a continuidade do projeto, que começou em maio e deve se estender até o final de novembro.
“Temos muitos parceiros que nos dão o respaldo para a sequência do projeto e só temos que agradecer a cada um deles, bem como a todas as profissionais, que voluntariamente vêm até aqui e nos dão as informações corretas para enfrentarmos e vencermos esse período tão complicado que todos atravessamos”, afirmou.
As empresas parceiras do projeto são: Deise Bolos, Sua Essência Fotografias, Gula Santa Salgados, Gilmara Salgados, Boma Geleias, Supermercado Marandola, Tauste, Paineiras (Garça), Padaria São Judas Tadeu, Padaria São Francisco, Restaurante  Sabor da Terra (Oriente), Farmácia de Manipulação  Orvalho, P&P Moda Delivery, Dynah Fashion Delivery, Zelu Modas, Cantinho Indiano, Aldry Cabelo e Corpo, Studio Daiane Olivatto, Aline e Eliane Cabelo e Make, Wilma Cabeleireira, Magda Batista Estética, Roseli Leonardo Manicure, Tati Estética, Óticas São Bento, Óticas de Sá, Cantinho Indiano, Agro Marcos, Linha & Cia, Bete Decor, Flor Branca e Cheirosa Presentes, Detalhes Presentes, Decore Fácil, Mimos & Crochet Camila Amado, Sua Casa Tecidos, Vitor Garcia Assistência e Informática e Rafael Aziane Formatação de PC.

Fotos: Divulgação
Noticia secretaria-municipal-da-educacao-promove-encontro-com-professores-de-maternal-ii-sobre-o
Há 4 horas
Secretaria Municipal da Educação promove encontro com professores de Maternal II sobre o processo de escuta responsiva