05 AGO 2021
CULTURA
Secretaria da Cultura abre inscrições para Oficina “Linhas Paralelas entre Quadrinhos e Literatura”
Oficina ministrada por David Ribeiro faz parte do programa Pontos MIS do Museu da Imagem e do Som

A Secretaria da Cultura de Marília está com inscrições abertas para a Oficina “Linhas Paralelas entre Quadrinhos e Literatura”, com David Ribeiro. A Oficina gratuita faz parte do programa Pontos MIS do Museu da Imagem e do Som, e acontecerá nos dias 09, 11 e 13 de agosto (das 19h as 21h).

Serão oferecidas  50 vagas por cidade. Serão três encontros de 2h e um total de 6h.

A oficina será realizada ao vivo pela plataforma Zoom, e é voltada para pessoas maiores de 14 anos, público em geral interessado no tema. Materiais necessários para participar: acesso à internet, folhas de sulfite ou caderno, lápis HB preto, borracha e materiais de desenho que possua.

As inscrições devem ser realizadas pelo telefone 3413-6925 (com Helder) - de segunda a sexta, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 17h, até às 11h do dia 09 de Agosto.

O link de acesso à aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado.

“Pontos MIS” é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado. O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e as cidades do Estado. Em Marília a parceria com a Secretaria Municipal da Cultura foi renovada por mais um ano.

Sobre a oficina:

As Histórias em Quadrinhos estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Esta é uma linguagem universal que, através da escrita e de imagens, consegue trazer significados diversos para os leitores. A Literatura, por sua vez, está cada vez mais presente no insumo em outras mídias como Cinema, Teatro e os próprios quadrinhos. Esta oficina propõe, através de uma atividade teórica-prática, revisitar a origem das histórias em quadrinhos, debater um pouco sobre seu conteúdo e sua relação com a literatura, bem como explicar o passo a passo da criação de uma página de quadrinhos e, por fim, realizar um exercício prático de construção e adaptação de um pequeno texto em tira de quadrinhos.

Objetivo:

Desenvolver técnicas e olhares para a realização de uma história em quadrinhos, de forma que cada participante entenda as ferramentas necessárias para se criar uma narrativa visual, dividida em quadros, com balões, onomatopeias e desenvolvimento de personagens, trabalhando uma história pontual de começo, meio e fim. Na elaboração de um roteiro inspirado ou baseado na literatura, muitas mudanças e adaptações necessitam ser feitas. As Histórias em Quadrinhos fazem da vida de todos, hoje em dia. Inúmeras adaptações estão sendo desenvolvidas para televisão, cinema, internet, entre outras coisas. Muitas crianças estão aprendendo a ler através dos quadrinhos e treinam sua percepção visual pela leitura das imagens e das sequências narrativas apresentadas pelas mesmas. Esta oficina visa trabalhar esta construção aliada à criação de uma história da literatura pelo olhar de cada participante, no formato dos quadrinhos.

Cronograma:

• Primeira Aula - O que é uma história em Quadrinhos?

De onde vem essa mania de contarmos histórias?

Linguagens e narrativas dos quadrinhos

Elementos das Histórias em Quadrinhos (Balão/ Calha/ Requadro)

• Segunda Aula - O Entendimento de uma história: O que ela nos diz?

Criando uma storyline

Como traduzir do texto para os quadrinhos

Pensando em imagens

Elaborando um roteiro

Como fazer o roteiro de uma página do seu quadrinho

• Terceira Aula - Desenhando e produzindo minha tira

Como organizar minha página

Análise dos trabalhos produzidos

Sobre o professor:

David Ribeiro é quadrinista, professor e cineasta, formado em Cinema pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e pós-graduado em Educação. Já roteirizou e dirigiu vários curtas em 16 mm e foi diretor, apresentador e roteirista do programa de cinema ‘Cineclaquete’ durante 6 anos pela TV União. Em 2014 dirigiu e produziu o filme ‘Malgrado’ na região de São João da Boa vista, que é adaptação de um conto francês, e dirigiu e roteirizou em 2018 um documentário sobre a poeta sanjoanense Orides Fontela, vencedor do prêmio “Nuevas Miradas” no Uruguai. Publicou entre 2014 e 2016 as tiras em quadrinhos “O Cinemundo de Flicks”, realizou em 2020 uma serie de ilustrações em homenagem em aos 50 anos do personagem Chapolin Colorado, e desenvolve no momento a graphic novel autoral “Cósmica”.

Noticia prefeito-daniel-alonso-e-primeira-dama-dona-regina-prestigiam-21-japan-fest-e-comissao
Ontem
Prefeito Daniel Alonso e primeira-dama Dona Regina prestigiam 21ª Japan Fest e comissão organizadora ressalta papel imprescindível da administração municipal na realização do maior evento de Marília
Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-consolida-o-reconhecimento-a-cultura-japonesa-em-marilia